810_7436a.jpg
Plano Estratégico de Desenvolvimento Desportivo de Fafe

As autarquias são hoje a garantia da generalização da prática desportiva de uma comunidade. O apoio ao associativismo desportivo, a disponibilização, acesso e melhoria contínua das instalações desportivas estão indelevelmente associados a esta prática desportiva e, por esta via, à melhoria da qualidade de vida das populações.

O planeamento estratégico desta prática desportiva, associado ao estímulo e definição de práticas desportivas com relevância estratégica, a uma planificação da ação em prol de uma procura cada vez mais exigente e criteriosa, a uma disseminação de conhecimentos, competências e boas práticas nestas áreas, serão sempre fatores críticos de sucesso na diferenciação e competitividade dos territórios, na afirmação de uma identidade desportiva forte. Para além disso, e deveras mais determinante, o desporto é reconhecidamente uma escola para a vida, um elemento importante de partilha e transmissão dos valores de uma sociedade.

Tal como nos refere o Plano Estratégico de Desenvolvimento Desportivo de Fafe, ”ao lado de outros sectores, o envolvimento das populações com a atividade física e o desporto reflete-se positivamente no estabelecimento de estilos de vida saudáveis, no aumento da interação e da coesão social, na sustentabilidade (económica, social e ambiental), na redução da criminalidade, na educação, nos transportes e acessibilidades, no urbanismo, na cultura e no lazer”.

Decorrente da necessidade de consolidar as bases deste trabalho, o Município de Fafe, em parceria com o Instituto de Estudos Superiores de Fafe e a Prosport, realizou ainda um estudo sobre os hábitos da prática desportiva dos fafenses.

Com o intuito de registar os motivos que levam à prática e não prática desportiva, conhecer as expectativas da população em relação aos recursos disponíveis, uma equipa liderada pelo Prof. Dimas Pinto do Instituto de Estudos Superiores de Fafe inquiriu 1087 fafenses e apresentam-se agora, em linhas gerais, os principais resultados e considerações sobre estes hábitos.

Por estas razões, o Município de Fafe decidiu preparar um documento de diagnóstico sobre o nosso desenvolvimento desportivo e, desta forma, refletir em conjunto para melhor moldar o futuro, convidando todos os fafenses a analisar estes documentos, a confrontar o seu conteúdo com a realidade e a dar contributos que sejam reflexo da sua perspetiva sobre estas temáticas, podendo fazê-lo até 31 de dezembro de 2019, através do email desporto@cm-fafe.pt.