ABASTECIMENTO DE ÁGUA

Ao longo dos últimos anos, a Autarquia de Fafe tem levado a cabo um forte investimento no alargamento e reconversão da rede de abastecimento de água potável por todo o município que atualmente possui mais de 600Km de condutas, servindo cerca de 88% da população.

Em 2017, o Município de Fafe investiu na ampliação da rede pública de água em diversas freguesias do concelho, com o objetivo de otimizar a utilização da capacidade instalada e de promover a adesão ao serviço de distribuição pública de água, através da execução de ligações entre os sistemas em alta e os sistemas em baixa, bem como a extensão do serviço a populações ainda não abastecidas na área de influência dos Subsistemas de Queimadela e do Subsistema de Rabagão.

Estes investimentos foram cofinanciados pelo Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), Portugal2020 e União Europeia, através do fundo de Coesão. O valor total das obras no subsistema de Rabagão e no Subsistema de Queimadela foi de 1 068 989,90€, dos quais 920 353,16€ correspondem a incentivos comunitários comparticipados pelo POSEUR.

A Câmara Municipal de Fafe celebrou, em 19 de julho de 2021, um contrato de gestão delegada com a Águas de Fafe, E.M. – empresa detida a 100% pela Câmara Municipal de Fafe, sendo desde 11 de setembro de 2021 a entidade responsável pela exploração dos Sistema Municipal Público de Distribuição de Água no Concelho de Fafe.

Durante o ano de 2022, a Empresa Municipal prevê a realização de um conjunto de obras de remodelação e prolongamento de redes, com o objetivo especifico de atuação ao nível de melhoria das condições de funcionamento da rede, reduzindo-se as situações constantes de roturas por deficiências das condutas em determinadas zonas, através de um investimento na ordem dos 900 000,00€.

A Águas de Fafe E.M. – Empresa de Águas do Município de Fafe, tem sede e loja de atendimento ao público no Largo Primeiro de Dezembro (no edifício da antiga estação).

A disponibilização deste serviço à população apenas tem sentido com a ligação das habitações à rede pública. A ligação à rede é obrigatória e gratuita para os ramais domiciliários com uma extensão até 20 metros, estando previstas coimas para quem não o faça (Decreto-Lei 194/2009).

Com a ligação à rede pública de abastecimento, garantem-se um conjunto de vantagens das quais se destacam:

•   A boa qualidade da água, que é sujeita a análises constantes;

•   Os resultados das análises são divulgados regularmente, conforme previsto por lei;

•   A água da rede pública é mais económica do que a água engarrafada;

•   Está acessível no ponto de consumo;

•   É amiga do ambiente (evita o uso de garrafas de plástico).

Pode consultar, em baixo, o Regulamento de serviço de distribuição de água no concelho e o Tarifário, que entrou em vigor em 2022.

•   Tarifário Águas de Fafe 2022

•   Regulamento do serviço de distribuição de água no concelho de Fafe