imagem_84_01.jpg
Igreja, Torreão e Necrópoles de S. Gens

No local onde hoje se ergue a Igreja e Torreão de S. Gens, existiu na Idade Média um Mosteiro dos Religiosos que alguns autores afirmam ser beneditinos.

Da primitiva construção românica resta apenas a porta lateral sul. Construída de fino granito, é a porta de volta redonda e quase desprovida de ornatos, pois os próprios capitéis das colunas que a ladeiam são apenas indicados por carrancas estilizadas. Na parte posterior da igreja ergue-se, altivo, o torreão sineiro presumivelmente medieval, em granito, onde se avista o fértil e verdejante vale do sopé da Serra da Lameira.

Igreja, Torreão e Necrópoles de S. Gens

Rua do Mosteiro | 4820-661 S. Gens