imagem_80_01.jpg
Igreja Românica de Arões

A Igreja Românica de Arões é um belo exemplar da arquitetura românica do noroeste peninsular, datada do séc. XIII, embora com diversas alterações à traça original, ao longo dos séculos.

Como único Monumento Nacional do concelho, identifica-se como a “jóia da coroa” do património local. Esta igreja é um templo pequeno, com paredes fortemente maciças, robusto, com escassa luz.
Impõe-se na frontaria austera o arco de volta inteira e o Agnus Dei e, na fachada lateral sul, no tímpano da porta, uma interessante inscrição latina relativa à data da construção da igreja.  No interior, o arco triunfal de acesso à capela-mor é esplendoroso, assim como os retábulos dos altares laterais da nave e o teto de caixotões com motivos religiosos.

Igreja Românica de Arões

Rua do Assento | 4820-762 Arões S. Romão