imagem_82_01.jpg
Casa do Santo Velho

A Casa do Santo Velho é uma das mais antigas casas brasonadas de Fafe, classificada como Imóvel de Interesse Público, remontando a sua construção, ao final do século XVII.

O que mais se destaca deste edifício é o majestoso portão brasonado de acesso ao pátio que precede a casa. A capela, dedicada a Nossa Senhora do Carmo, foi construída posteriormente. Apresenta fachada de frontão triangular com brasão no tímpano.
A designação da casa deve-se ao facto de, na segunda metade do século XIX, o seu proprietário José Leite Pinto Saldanha de Castro ter mandado construir uma outra casa, a que chamou Casa do Santo Novo, onde hoje funciona a Casa da Cultura, passando a mais antiga a ser conhecida por Santo Velho.

Casa do Santo Velho

Avenida das Forças Armadas | 4820-119 Fafe