imagem_137_01.jpg
Pista de Cicloturismo

Com o objetivo de responder às necessidades dos munícipes e dos turistas que nos visitam, o Município de Fafe aproveitou o traçado da Linha de caminho-de-ferro que ligava Fafe a Guimarães, desativada em 1986, e criou uma pista de cicloturismo.

A Pista de Cicloturismo partilhada com 15,4 Km atravessa parte do Concelho de Fafe, pelo lado Sudoeste, e parte do concelho de Guimarães, pelo lado nascente. O concelho de Fafe conta com 8,3 km e os restantes 7,1 km são no concelho de Guimarães.

O traçado deste equipamento assenta no princípio de que a circulação na Pista de Cicloturismo é prioritária em relação a todas as vias que cruzam com ela, seguindo uma norma que o município de Fafe definiu, o que não se verifica em algumas pistas de cicloturismo e ecovias.

Ao longo da pista existem pontos de relaxamento com mobiliário que permite diversas utilizações e bebedouros em pontos chave, devidamente sinalizados.