imagem_27_01.jpg
Geminações

Fafe não se fecha ao mundo e, no sentido de criar uma maior ligação e intercâmbio com outros países, tem, neste momento, duas geminações, uma com Sens, em França, e outra com Porto Seguro, no Estado de Bahía, no Brasil.

Com estas geminações, o município pretende criar laços entre as respetivas cidades e, acima de tudo, promover a troca de relações e experiências, contribuindo para o crescimento e desenvolvimento das mesmas.

No âmbito destas geminações, a Câmara de Fafe já se fez representar nestes países em Feiras de Produtos Tradicionais, Conferências e diversas formações promovendo o que é nosso e mostrando o que de melhor se faz no concelho.

Refira-se também que para além do estreitar de relações comerciais, estas geminações procuram estabelecer e reforçar os laços de amizade e cooperação existente entre todos e ajudar no desenvolvimento das relações mútuas.

Sens, França

Sens é uma comuna francesa na região administrativa da Borgonha, no departamento Yonne, que se estende por uma área de 27,86 km², com um total de habitantes que ronda os 24 883.

A geminação com a cidade de Sens foi celebrada a 18 de Novembro de 2012, com a assinatura de um protocolo entre o então Presidente da Câmara Municipal de Fafe, José Ribeiro, e Daniel Paris, Presidente do Municipio de Sens.

Esta geminação vai ao encontro das pretensões dos fafenses que constituem uma parte importante da população portuguesa em Sens e representa um estreitar de laços entre dois países que se encontram naquilo que de mais importante têm: os cidadãos.

Porto Seguro, Brasil

Porto Seguro é um município situado no sul do estado da Bahia, no Brasil. A cidade é, hoje, considerada um dos mais importantes pontos turísticos do Brasil, recebendo turistas oriundos do centro-sul do país e de países como Argentina, Portugal, Estados Unidos, Israel e França. Para além do turismo, desenvolve outras atividades importantes como a agricultura (com destaque para o caju, o coco), o reflorestamento com eucalipto, a pecuária, o comércio e os serviços.

A Câmara Municipal de Fafe e o Município de Porto Seguro celebraram a sua geminação em 2009, estabelecendo um importante laço no que toca ao intercâmbio de experiências culturais e definindo sólidas parceiras económicas.

A parceria entre Fafe e Porto Seguro tem a sua maior projeção na vertente artística, uma vez que são promovidos, pelo Municipio, diversos espetáculos que contam com a participação de técnicos, atores e encenadores brasileiros.