Executivo


A Câmara Municipal é constituída pelo presidente e por seis vereadores e é o orgão executivo colegial do município, escolhido pelos cidadãos eleitores recenseados na sua área. É presidente da câmara municipal o primeiro candidato da lista mais votada.


Fique a conhecer aqui a biografia dos membros do Executivo da Câmara Municipal de Fafe. 


Os elementos do Executivo auferem a remuneração prevista na lei. 


  • Antero Silva Oliveira Barbosa Fernandes

    Presidente

    Eleito pelo Partido Socialista

     

    Biografia

    Nasceu na freguesia de Paços, a 25 de agosto de 1964. 

    É casado e pai de três filhos.

    Licenciado em Humanidades pela Universidade Católica de Braga (1989).

    Frequentou o curso de Master In Public Administration (MPA), na Universidade Católica Porto (2011).

    Como professor do ensino secundário lecionou, de 1987 a 1997, em diversas escolas, a disciplina de Português.

    Tornou-se militante do Partido Socialista em 1996. Nesta condição foi membro dos órgãos concelhios, distritais e nacionais do partido, tendo exercido o cargo de Presidente da Comissão Política do PS de Fafe de 2008 a 2013.

    Foi membro da Assembleia Municipal no mandato de 1993/1997.

    No executivo municipal de Fafe exerceu as funções de Vereador com os pelouros de Educação, Cultura e Desporto nos mandatos e 1997/2001, 2001/2005 e 2005/2009, e de Vereador com os pelouros da Educação, Ordenamento do Território e Urbanismo no mandato de 2009/2013. 

    Foi Vice-Presidente da Câmara Municipal de Fafe nos mandatos de 2005/2009 e de 2009/2013.

    Candidatou-se pela primeira vez à presidência da Câmara Municipal de Fafe em 2017, pelo Movimento Independente Fafe Sempre.

    Eleito Presidente da Câmara Municipal de Fafe nas eleições realizadas em 26 de setembro de 2021 nas listas do Partido Socialista. 

     

    Pelouros

    • Gestão Administrativa e Financeira
    • Administração do Património

    • Cemitério
    • Desenvolvimento Económico
    • Fundos Comunitários
    • Ordenamento do Território e Planeamento
    • Urbanismo
    • Proteção Civil

    • Defesa do Consumidor
    • Freguesias  


    presidente.antero@cm-fafe.pt
  • Parcídio Cabral de Almeida Summavielle

    Vereador

    Eleito pelo Partido Socialista

     

    Biografia

    Parcídio Cabral de Almeida Summavielle nasceu no dia 1 de Dezembro de 1966.

    Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, completou o curso em finais de 1993, já depois de ter prestado serviço militar. 

    No inicio da sua vida profissional, a partir de Setembro de 1989 foi professor de Geografia na Escola EB 2/3 de Revelhe, em Fafe, durante cinco anos, sendo que o segundo foi interrompido para prestar serviço militar. Foi também professor de Contabilidade e práticas administrativas. 

    Desde Fevereiro de 2001, desempenha funções de Administrador da CoopFafe. 

    Entre Janeiro de 1998 a Setembro de 1999, assumiu o cargo de Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto.

    Entre 2001 e 2007 foi consultor jurídico do “Parque Expo 98”, sendo responsável pelas expropriações do programa “Polis” em Viana do Castelo.

    Durante dois anos, prestou serviços jurídicos à Gamesa Portugal, assumindo responsabilidades pela regularização documental necessária à contratação do Parque Eólico de Fafe.

    De 2002 até julho de 2015, integrou a empresa Landfound, Levantamentos Cadastrais, tendo aí desempenhado funções de responsável pelo departamento comercial e técnico e em 2008, passou a administrador da firma.

    Durante 18 meses, prestou serviços às Estradas de Portugal.

    Parcídio Summavielle foi ainda Gestor Delegado da Orquestra do Norte, no último ano em que esteve sediada em Fafe.

    Na Câmara Municipal de Fafe, foi membro da Assembleia Municipal durante quatro anos. Foi Vereador durante 26 anos, quatro em exercício de funções com pelouros distribuídos, oito anos eleito pela força política vencedora e nove anos como vereador da oposição.

    Durante dois anos, foi responsável pela Polícia Municipal, Serviço Social, Proteção Civil e Julgamento de todos os processos de contra-ordenação.

    Assumiu ainda responsabilidades por todo o Departamento Técnico de Obras Públicas. 

    Durante meio ano, foi também responsável pelo Desporto e Cultura.

    Para além de ter sido Dirigente Associativo Infantil, Oficial da Polícia do Exército e Formador, Parcídio Summavielle foi treinador de algumas equipas de futebol, tendo o curso de 2º nível, árbitro de andebol e federado em quatro modalidades: andebol, futebol, automobilismo e futebol de cinco.

    Disputou seis Campeonatos Nacionais de Montanha, tendo obtido três títulos de Campeão Nacional na categoria, dois Vice Campeonatos e um terceiro lugar.

    Parcídio Summavielle é também autor do livro “Novembro”.

    Foi candidato a Presidente da Câmara Municipal de Fafe em 2005, 2009 e 2013.

    No mandato 2017-2021, desempenhou funções de Vice – Presidente da Câmara de Fafe, com os seguintes pelouros atribuídos: Ordenamento (Plano Director Municipal), Urbanismo (Obras Particulares e Loteamentos), SIG, Energia, Limpeza (Ecoambiente e Resinorte), Conservação do Património, Polícia Municipal, Fiscalização, Contra-ordenações, Trânsito, Feiras e Mercados, Venda ambulante e Publicidade e ocupação da via pública.

     

    Pelouros

    • Obras Municipais
    • Conservação do Património
    • Polícia Municipal
    • Fiscalização
    • Contraordenações

    • Publicidade e Ocupação da via pública


    parcidio.summavielle@cm-fafe.pt
  • Paula Maria Ramos Nogueira

    Vereadora

    Eleita pelo Partido Socialista

     

    Biografia

    Nasceu em Fafe a 7 de abril de 1968. 

    É casada e mãe de dois filhos.

    Tem Doutoramento em História das Ciências e Educação Científica, pela Universidade de Coimbra, Mestrado em Ciências da Comunicação e Licenciatura em Comunicação Social pela Universidade do Minho. Frequentou a Masterclass in Science Communication, na UWE-University of West of England, em Bristol.

    Foi docente de Comunicação nas licenciaturas de Ciências da Comunicação e Geografia e no Mestrado de Sociologia das Organizações, da Universidade do Minho (entre 2007 e 2011).

    Integrou, como investigadora, o CFisUC - Centro de Física da Universidade de Coimbra (2015 a 2021).

    Fez parte do Grupo de Comunicação de Ciência do Departamento de Biologia da Universidade do Minho - STOL - Science Through Our Lives, sediado na Escola de Ciências da Universidade do Minho (ECUM) no âmbito do qual participou em atividades de divulgação da ciência e educação científica para públicos leigos e escolares.

    Colaborou com a ECUM em várias edições da Noite Europeia dos Investigadores, e na dinamização de iniciativas de interação com a sociedade, destacando-se as mesas redondas com o tecido empresarial e as Tertúlias FNACiência, das quais resultou a publicação do livro "Conversas com Ciência".

    Tem comissariado exposições relativas ao tema da história da tecnologia têxtil e da indústria têxtil.

    Como quadro superior e diretora de serviços da Tempo Livre, CIPRL, exerceu funções de Diretora do Centro de Estudos do Desporto de Guimarães, gestora de projetos internacionais de promoção da atividade física e do desporto para todos e coordenadora da Unidade de Gestão de Investigação e Inovação. Anteriormente, foi diretora de instalações (Multiusos de Guimarães) e coordenadora dos serviços de Eventos e de Comunicação.

    A convite da TAFISA - The Association For International Sport for All, é mentora do Projeto FLOT - Female Leaders of Tomorrow, que envolve 13 países da Europa e de África.

    Foi coordenadora geral da Cidade Europeia do Desporto Guimarães 2013 e membro da equipa local de Comunicação e Relações Públicas do UEFA Euro 2004™ - Guimarães Host City.

    Exerceu jornalismo na imprensa local, regional e nacional, tendo sido premiada por alguns dos seus trabalhos de reportagem. Integrou a equipa técnica da primeira novela transmitida pela SIC em 1992, "A Viúva do Enforcado", baseada na obra de Camilo Castelo Branco.

    Participa com regularidade em conferências, congressos, seminários e palestras, nacionais e internacionais. É autora e coautora de vários estudos, artigos científicos e capítulos de livros subordinados às áreas do seu interesse académico e profissional tais como Comunicação da Ciência, Educação Científica, História da Ciência e da Tecnologia, História Industrial, Indústria 4.0, Cultura e Desporto para Todos.

    Sócia e membro da Direção da Muralha- Associação de Guimarães para a Defesa do Património, do TICCIH - The International Committee for the Conservation of the Industrial Heritagee da APPI - Associação Portuguesa do Património Industrial. 

    Sócia e ex-dirigente do NALF - Núcleo de Artes e Letras de Fafe, e sócia da Associação dos Antigos Estudantes da Universidade do Minho (AAEUM).

    Sócia da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Fafe, integrou o seu corpo ativo, juntamente com o pai, a mãe e o irmão, e embora por curto período de tempo foi distinguida com a medalha cobre por serviços prestados.

     

    Pelouros

    • Educação e Juventude
    • Cultura e Turismo
    • Desporto e Tempos Livres
    • Transição digital, Inovação e Ciência
    • Biblioteca e Arquivo Histórico
    • Património, História e Museus
    • Relações Internacionais e Geminações
    • Comunicação, Relações Públicas e Protocolo


    paula.nogueira@cm-fafe.pt
  • Raul Manuel Rebelo Cunha

    Vereador

    Eleito pelo Partido Socialista

     

    Biografia

    Nasceu em Fafe a 2 de maio de 1978.

    É casado e pai de três filhos.

    É Licenciado em Engenharia do Ambiente, pela Universidade de Aveiro, e Mestre em Tecnologia do Ambiente, pela Universidade do Minho.

    Foi Técnico Superior, em regime de prestação de serviços, no Parque Nacional da Peneda-Gerês, de 2003 até 2006.

    Participou no projeto e execução da unidade de Turismo Rural “Aldeia do Pontido”.

    Quadro do dstgroup desde 2008, desempenhou as funções de diretor geral da dstsolar ao longo dos últimos oito anos.

    Foi membro da Assembleia Municipal, eleito pelo Partido Socialista, em dois mandatos, de 2009 até 2017, tendo assumido funções de líder do Grupo Parlamentar.

    Foi membro da Câmara Municipal, eleito pelo “Movimento Fafe Sempre”, de 2017 até 2021.

     

    Pelouros

    • Ambiente
    • Água, Saneamento e Resíduos
    • Desenvolvimento rural, florestas e recursos naturais
    • Feiras, mercados e venda ambulante
    • Transporte público e Trânsito

    • Energia e Transição energética
    • Proteção Animal


    raul.cunha@cm-fafe.pt
  • Palmira Teresa Moreira Dias

    Vereadora

    Eleita pelo partido Socialista


     

    Biografia

    Nasceu na freguesia de Serafão concelho de Fafe a 6 de julho de 1959.

    É casada, mãe de uma filha e avó de uma neta e um neto.

    Concluiu o Curso de Educadores de Infância na Escola de Magistério Primário de Guimarães a 23 de junho de 1981. Nesse mesmo ano, a 3 de outubro, iniciou funções docentes que exerceu até ao corrente ano 2022.

    Desempenhou a sua função docente como Educadora de Infância, sempre pelo Ministério da Educação.

    Nos anos compreendidos entre 1981 e 1985, em Cavês, Cabeceiras de Basto, no distrito de Braga; Mourão, Vila Flor e Edroso Macedo de Cavaleiros, no distrito de Bragança. Em 1985 iniciou o exercício de funções docentes no Concelho de Fafe, sendo que nos anos 1985/88 em Ferreiros, Arões; 1988/1990, Serrinha, Quinchães e 1990/2022 J.I. de Serafão.

    Em 12 de maio de 2000 concluiu o Curso de Estudos Superiores Especializados em Educação Visual e Tecnológica, pelo IESF, Instituto de Estudos Superiores de Fafe, Escola Superior de Educação de Fafe

    Ao longo da sua carreira profissional, no âmbito da Formação Contínua, fez mais de meia centena de Formações de curta e/ou longa duração, acreditadas e/ou certificadas pelas respectivas entidades de Formação.

    Integrou o Conselho Pedagógico, pelo Departamento de Educação Pré-escolar, no então denominado Agrupamento de Escolas de Revelhe, no Concelho de Fafe, nos anos compreendidos entre 2003 e 2007.

    Integrou o Conselho Municipal de Educação de Fafe, em representação da Educação Pré-escolar entre 2010 e 2014.

    Foi Membro da Assembleia Municipal de Fafe pelo Grupo Parlamentar do Partido Socialista no período compreendido entre 2017 e 2021.

    Membro da Assembleia Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Ave (CIM Do AVE), pelo Grupo Parlamentar do Partido Socialista de Fafe, de 2017 a 2021.

    Integrou o Grupo da Comissão alargada da CPCJ de Fafe em representação do Grupo Parlamentar do Partido Socialista de 2018 a 2021.

    Consta como Membro da Estrutura das Mulheres Socialistas de Fafe desde 2020.

    É associada da Cruz Vermelha Portuguesa, Núcleo de Serafão, tendo integrado o 1º grupo de socorristas aquando da sua fundação a 9 de fevereiro de 1992.

    É também elemento ativo no Grupo Coral de Serafão há mais de 30 anos consecutivos, bem como do grupo de catequese da paróquia de Serafão desde 2019.

    Integrou o “Prata da Casa”, grupo de música popular, secção da coletividade Grupo Desportivo e Cultural de Serafão, fundado em outubro de 1986 em Serafão.

    Colaborou e colabora na organização de atividades de âmbito cultural local nomeadamente reisadas, encontros de coros, festas e romarias e ações de solidariedade.


    Pelouros

    • Ação Social e Habitação;
    • Recursos Humanos;
    • Saúde


    palmira.dias@cm-fafe.pt
  • Rui Sandro Novais da Silva

    Vereador

    Eleito pelo Partido Social Democrata

     

    Biografia

    Rui Novais da Silva nasceu em Fafe a 29 de Janeiro de 1987.

    Frequentou a Escola Básica Prof. Carlos Teixeira, a Escola Secundária Francisco de Holanda e formou-se em Direito pela Universidade Portucalense Infante D. Henrique. 

    Foi atleta do Desportivo Ases de São Jorge e da Associação Desportiva de Fafe, na modalidade de futebol e de natação. 

    Durante o percurso académico, evidenciou-se como dirigente associativo no país, liderou a Associação de Estudantes da Universidade, foi membro do Conselho Pedagógico e da Federação Académica do Porto, presidiu a Federação Nacional do Ensino Superior Particular e Cooperativo e concluiu este percurso na maior instituição de juventude do país, o Conselho Nacional de Juventude, onde escreveu um livro que compõe uma visão para a educação em Portugal. 

    Em 2013, foi eleito deputado municipal, e em 2016 assumiu a liderança do grupo municipal do PSD na Assembleia Municipal de Fafe, cargo que exerceu até 2017. Desde Janeiro de 2020, que é Presidente do Partido Social Democrata da Secção de Fafe. 

    Rui Novais da Silva liderou a candidatura do PSD à Câmara Municipal de Fafe, tendo sido eleito a 26 de setembro de 2021. Tomou Posse como Vereador da Câmara Municipal de Fafe a 16 de outubro de 2021. Paralelamente, exerce a sua atividade profissional numa instituição bancária. 

    rui.novaisdasilva@cm-fafe.pt
  • Maria Manuel de Freitas Gonçalves

    Vereadora

    Eleita pelo Partido Social Democrata

     

    Biografia

    Maria Manuel de Freitas Gonçalves, licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, desempenha, desde 2009, o cargo de Diretora Gabinete Jurídico Hospital Senhora da Oliveira, Guimarães.

    Frequentou a Master em Relações Públicas Europeias, Université de Paris IV- Sorbonne, École en Sciences de línformation et de la communication.  

    Entre 2002 e 2003, formou-se em Gestão e Administração Hospitalar na Universidade Portucalense, tendo também frequentado o Curso Alta Direção Administração Pública, CADAP na Universidade do Minho.  

    Ainda no âmbito da formação, em 2008, realizou o PADIS 31- Programa de Alta Direção de Instituições de Saúde na AESE Business School

    De 2003 a 2007 desempenhou funções de Diretora do Departamento jurídico e contencioso, Centro Hospitalar do Alto Ave, EPE.

    Assumiu funções de Gestora do Centro de Responsabilidade da unidade de Fafe, Centro Hospitalar do Alto Ave, EPE e, de 2003 a 2007 foi Vogal executiva do conselho de Administração Hospital de São José de Fafe.  

    Em 2001, Maria Manuel de Freitas Gonçalves tornou-se Membro da Comissão de Ética Hospital de São Marcos, em Braga. De 1998 a 2003 assumiu a responsabilidade dos Recursos Humanos Hospital de São Marcos. 

    Desde 1995 e durante dois anos foi Assistente Convidada na Universidade Fernando Pessoa. De 1993 a 1995 assumiu funções de Técnica superior Jurista na Associação Industrial do Minho, tendo, anteriormente, realizado um estágio de Advocacia, Ordem dos Advogados, Conselho Regional do Porto.

    Maria Manuel de Freitas Gonçalves apresenta também Formação na área da Bioética, Recursos Humanos, Acesso à Informação Clínica, Processo Disciplinar, Procedimento Administrativo.

    Nota também para a frequência das Edições “ Mente às sextas” no Instituto de Bioética da Universidade Católica Portuguesa, participação efetiva em Júris de concurso para recrutamento e seleção de pessoal e a integração como Júri em Concursos Públicos.

    Foi Membro do Conselho Coordenador da Avaliação do SIADAP e prestou apoio jurídico: emissão de pareceres, instrução de processos disciplinares.

    No âmbito das competências, ressalva para a Gestão e avaliação de processos de investigação Clínica de processos e a manutenção do direito de acesso a dados clínicos. 

    mmgoncalves@cm-fafe.pt