imagem_157_0001.jpg
Seniores

Intervenção junto dos Idosos

A existência de um Plano de Intervenção junto dos Idosos tem vindo a permitir a realização de inúmeras atividades lúdicas e de lazer dedicadas aos seniores do concelho. Sendo o objetivo  combater a solidão, isolamento,  promover o envelhecimento saudável e ativo, melhorando assim a qualidade de vida e a auto estima da população sénior de Fafe.

Bem me Cuido Bem te Cuido

Programa dirigia-se para Cuidadores Informais, tendo como objetivo cuidar daqueles que cuidam, respondendo a um conjunto de necessidades físicas, psicológicas e sociais.Os cuidadores informais interessados em frequentar estes grupos poderão formalizar a sua inscrição através do preenchimento de uma ficha de inscrição disponível em baixo, devendo, depois, ser enviadas para o e-mail ssocial.instituicoes@cm-fafe.pt ou entregues no Serviço Social da Câmara de Fafe.

Cartão Municipal Sénior (+ 65 anos)

Com este cartão, pode beneficiar de descontos em determinados estabelecimentos de comércio local e em diversas áreas e usufruir de atividades promovidas pelo Município.

Para ter acesso ao Cartão Municipal Sénior, pode deslocar-se ao Balcão Único do Município, no edifício da Câmara Municipal de Fafe e apresentar o Bilhete de Identidade/ Cartão de Cidadão, foto tipo passe, atestado de residência e comprovativo de residência fiscal.

Actividade/acções promovidas

- Ginástica Sénior

O Município de Fafe promove, duas vezes por semana, aulas de ginástica aos séniores do concelho no Pavilhão Municipal.

As aulas decorrem todas as segundas e sextas -feiras das 09h30 às 10h30 e das 10h30 às 11h30. Para além disso, existem ainda aulas de hidroginástica e caminhadas intergeracionais.

- Um dia de Praia

Como já vem sendo hábito, por altura do Verão, o Município oferece aos idosos viagens à Póvoa de Varzim, durante o mês de julho.

Cada idoso tem direito a dois bilhetes, um na primeira quinzena do mês de julho e o outro na segunda. As inscrições podem ser efetuadas na Junta de Freguesia da Residência ou na Câmara Municipal, sendo os bilhetes, depois, distribuídos.

As viagens podem ser feitas individualmente, basta apresentar o bilhete no autocarro, ou então em grupo. A data do passeio é definida mediante acordo entre Câmara Municipal e a Junta de Freguesia, sendo que os idosos são previamente avisados do dia.

- Férias Seniores

Desde 2000 que se tem vindo a proporcionar aos seniores do concelho férias, com as quais se pretende a satisfação de necessidades de lazer e de quebra de rotinas, representando uma resposta social essencial ao equilíbrio físico, psicológico e social dos seus utilizadores, sobretudo os que se encontram em situação de maior vulnerabilidade e a quem as dificuldades da vida diária nem sempre proporcionam as condições para o gozo de férias. Sendo que desde  2015, os seniores tiveram a oportunidade de usufruir de 5/3 dias de férias num hotel quer no Algarve ou em Espanha.

- Semana Sénior e Dia Internacional Sénior

Durante a última semana de Setembro, e como por forma a assinalar-se o Dia Internacional Sénior, são promovidas diversas atividades.  Os idosos têm oportunidade de participar em torneios de jogos de mesa, sessão de cinema , peça de teatro e numa tarde dançante. Terminando a semana com a visita à Quinta da Malafaia, onde  assistiram à celebração eucarística e  animação musical.

Para além destas, realizam-se outras atividades durante o ano: a comemoração do Carnaval Sénior, Dia dos Avós, Magusto, Tardes de animação, Teatro, Cinema, Sessões de esclarecimento/informação e Passeios.