imagem_250_01.jpg
União de Freguesias de Moreira de Rei e Várzea Cova

Ocupando uma área de cerca de 1742 hectares, a freguesia de Moreira de Rei está situada a norte do concelho de Fafe, na margem esquerda do rio Vizela. Com paisagens magníficas, a Moreira de Rei tem 17,25 km² de área e 1667 habitantes, de acordo com os censos de 2011.

Foi sede de uma freguesia extinta em 2013, no âmbito de uma reforma administrativa nacional, para, em conjunto com Várzea Cova, formar uma nova freguesia.

Várzea Cova é uma das mais distantes e características freguesias do concelho. Nela, podemos observar vestígios de edificações pré-históricas e lugares com denominações que indiciam povoamento em eras muito remotas.

Possui terrenos férteis, irrigados por diversos riachos subsidiários do rio Vizela, e grandes quintas. A sua atividade económica predominante é a agricultura de subsistência. Em tempos, a grande produção agrícola desta terra foi o milho. O elevado número de espigueiros existentes junto às casas típicas de lavoura desta localidade são exemplos da importância que esta cultura teve para estas gentes.

É em Várzea Cova que está situada uma das mais belas construções naturais, a Casa do Penedo. A sua construção foi iniciada em 1972 e durou cerca de dois anos, tratando-se de uma residência rural, utilizada pelos seus proprietários como destino de férias.  Integra-se completamente na sua paisagem rural envolvente. A sua construção é inteiramente feita em rocha, à exceção das portas, janelas e telhado.

O interior apresenta também um estilo rústico, onde a mobília, as escadas e o corrimão é feito de troncos. O sofá, pensado ao estilo rústico, é feito em betão e madeira de eucalipto e pesa 350 kg. A Casa do Penedo tem despertado a curiosidade e interesse de muitos turistasem todo mundo, face a sua originalidade e beleza. Este é, sem dúvida, um local de paragem obrigatória para quem visita Fafe!

Junta de Freguesia

Presidente: Júlio Tiago Castro Alves