imagem_238_01.jpg
União de Freguesias de Ardegão, Arnozela e Seidões

Com cerca de 265 habitantes, Arnozela fez parte do concelho de Celorico de Basto, pertencendo agora a Fafe. A população de Arnozela ocupa-se primordialmente das atividades agrícolas e ultimamente da construção civil e indústria.

A freguesia de Arnozela, localizada a cerca de 13 kim da sede concelhia, faz fronteira com os concelhos de Celorico de Basto  e Felgueiras. Foi sede de uma freguesia extinta em 2013, no âmbito de uma reforma administrativa nacional, para, em conjunto com Ardegão e Seidões, formar uma nova freguesia denominada União de Freguesias de Ardegão, Arnozela e Seidões.

Situada quase 15 quilómetros a sul da sede do concelho de Fafe, a freguesia de Seidões é uma aldeia tipicamente rural. Existe, em Seidões, um conjunto arquitetónico verdadeiramente notável: a Casa do Souto. Dentro dos seus portões brasonados existem construções de várias épocas, desde a medieval, mas é sobretudo interessante o Solar do século XVIII, que impressiona com a sua harmonia e majestade, e também a Casa da Cruz, de  traço arquitetónico incomum. Seidões vive essencialmente da agricultura e a sua população desloca-se para o centro da cidade e para o concelho de Felgueiras para exercer a sua atividade profissional.

Ardegão agrega uma população de cerca de 300 habitantes, de acordo com os Censos de 2011, e possoui uma área de 2,2km². Já fez também parte do concelho de Celorico de Basto,pertencendo agora a Fafe. A existência desta freguesia, cuja padroeira é Santa Marinha, está indissoluvelmente ligada a Arnozela, em diversos documentos, são tratadas conjuntamente.

Junta de Freguesia

Presidente: Lurdes Freitas