dsa_8241a.jpg
Museu da Educação

Uma das mais antigas escolas primárias do concelho de Fafe, a Escola Deolinda Leite, em Silvares S. Martinho, fundada com capitais de um brasileiro de torna viagem, em 1892, foi transformada num Museu da Educação, que visa constituir uma memória da evolução da ensino em Fafe sobretudo ao longo dos  séculos XIX e XX.

Inaugurado a 10 de Junho de 2017, o Museu apresenta painéis com textos e imagens dedicados aos instituidores da Escola Deolinda Leite (João Pinto da Costa Ferreira Leite, em honra e louvor de sua esposa Deolinda Emília Correia Martins Leite), às marcas dos brasileiros de torna-viagem na instrução primária, à instrução ao longo do Estado Novo e ao ensino no concelho após o 25 de Abril, do básico ao superior.

No âmbito do museu, que soma ainda cronologicamente a evolução da educação no concelho ao longo dos séculos XVIII a XXI, é recriada uma sala de aula do passado, com carteiras, a secretária do professor, os mapas, as caixas métricas e outros aspectos.

Dezenas de manuais escolares, originais ou facsimilados, completam o espólio de um museu que se pretende aberto e em permanente recriação.

Museu da Educação

Rua Escola Deolinda Leite, SIlvares S. Martinho