imagem_295_01.jpg
Município oferece formação sobre vitela assada

O Restaurante “Zé da Menina”, fechado há 12 anos, abriu por um dia enquanto espaço escolhido para o workshop “Vitela assada à moda de Fafe”.

A iniciativa, organizada pela Câmara de Fafe, em colaboração com a Naturfafe, dirigia-se ao público em geral, oferecendo formação sobre a confeção do prato que carateriza a gastronomia fafense, aos operadores de turismo em espaço rural.

A escolha do espaço para a realização do workshop foi considerada pelos formandos “a mais acertada” por se tratar de uma das casas mãe do receituário da Vitela Assada à Moda de Fafe.

No final todos se mostraram satisfeitos, quer com o que aprenderam, como também com o local que continua a ser um espaço invejável, com peças de mobiliário muito características e de grande beleza, como é o caso do fogão de ferro preto, onde em tempos se cozinhava o prato que leva o nome de Fafe além-fronteiras.

Para o vereador do Turismo, na câmara de Fafe, Pompeu Martins, este tipo de iniciativas é de valorizar e devem ser constantes, por forma a ensinar as tradições do concelho.

“Dar a conhecer a confeção de um prato que muito nos enaltece e que é procurado por muitos é muito importante. Não nos podemos fechar em nós mesmos. Devemos mostrar e ensinar como se faz, para que a tradição nunca se perca”, disse, explicando que a razão de chamar os operadores de turismo rural para o evento teve como intenção “fazer permanecer a tradição”.

“O turismo rural é cada vez mais procurado no nosso concelho e um excelente promotor do que é nosso. Por isso, é fundamental que os operadores turísticos conheçam as nossas tradições, os nossos hábitos para os transmitirem da melhor forma a quem por cá passar”.

Pompeu Martins explica ainda que a escolha de “Zé da Menina” foi feita por se tratar de um espaço emblemático no que à gastronomia, e em concreto, à vitela, diz respeito.

“Todos nós sabemos que o ‘Zé da Menina’ foi um dos restaurantes mais procurados por quem vinha a Fafe comer a vitela assada. Por isso, nada melhor que ensinar a fazer o prato, num local tão emblemático e tão característico como este”.

Nesta iniciativa, os participantes tiveram oportunidade de participar na apresentação de compotas da terra, uma apresentação da Cofafe com infusões e aromáticas e ainda uma apresentação do Vinhos Norte que deu a conhecer o vinho que mais harmoniza com o prato da vitela assada – o vinhão.

O Workshop “Vitela Assada à Moda de Fafe” foi o primeiro de um conjunto de iniciativas sobre tradições do concelho.

O próximo é no sábado, dia 6 de dezembro, na Doçaria de Fornelos, onde os participantes vão ter oportunidade de aprender a confecionar os doces típicos do concelho.

Para o workshop há ainda vagas. Os interessados poderão inscrever-se no Posto de Turismo.