imagem_1053_0001.jpg
Município de Fafe promove ação de sensibilização sobre stress no trabalho

O Município de Fafe promoveu, recentemente, em parceria com a Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT), uma ação de formação e sensibilização dos funcionários para as matérias relacionadas com o stress no local de trabalho com a problemática da prevenção dos riscos profissionais, em geral.

Em função do dia 28 de Abril, instituído “Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho”, mediante resolução da Assembleia da República, a ACT promoveu a realização de um conjunto de iniciativas de comemoração, este ano, sob o lema “Stress no local de Trabalho – Um desafio coletivo”.

No âmbito desta iniciativa, o Município de Fafe recebeu duas sessões de sensibilização, sob a temática dos riscos psicossociais (stress, desmotivação, relações laborais…), que se realizaram de manhã, às 10h00, e durante a tarde, às 14h30, no Auditório Municipal.

O Presidente da Câmara Municipal de Fafe, Raul Cunha, e a Vereadora responsável pelos Recursos Humanos, Helena Lemos, abriram a sessão da manhã e da tarde, respetivamente, que incluíram uma parte teórica e uma parte prática.

A parte teórica incluiu a intervenção do Dr. Manuel Ferreira, da ACT, acerca dos direitos e deveres dos trabalhadores, e do Dr. Alcino Xavier, acerca da gestão do stress.

Para a parte prática das sessões, o Município de Fafe contou com a colaboração da Academia de Dança Nun'Álvares, que explorou o benefício da prática de algumas modalidades físicas na melhoria do stress no local de trabalho.

A formação direcionada para os funcionários do Município contou ainda com a presença do Dr. Miguel Berbereira Costa, Diretor do Centro Local do Ave da ACT.