imagem_308_01.jpg
Lançamento da primeira pedra nas obras do Quartel da GNR

O projeto saiu finalmente do Papel. A cerimónia de lançamento da primeira pedra no novo Quartel da GNR de Fafe contou com a presença de Fernando Alexandre, Secretário de Estado Adjunto da Ministra da Administração Interna e decorreu, este sábado, dia 6 de Dezembro. Obras avançam já na próxima terça-feira, dia 9 de Dezembro

Na cerimónia do lançamento da primeira pedra nas obras do novo quartel da GNR, o presidente do Município, Raul Cunha, dirigiu as suas palavras de agradecimento aos presentes e àqueles que não puderam comparecer, mas que foram fundamentais na consolidação deste projeto e no avanço das obras. “Um projeto de há muitos anos, que Fafe merece ver desenvolvido, assim como e, sobretudo, os militares da GNR que só de uma forma estoica aguentaram as condições do antigo quartel”, explicou.

De acordo com Raul Cunha, “esta é uma obra que já está identificada como necessária há mais de uma década e que se justifica pelas condições precárias em que estão a funcionar os militares da GNR no nosso concelho”, referindo ainda que foi graças “ao envolvimento coordenado de funcionários, políticos e das duas forças politicas que estão no executivo, que se conseguiu desenvolver e desencravar este projeto que andava preso nas teias da burocracia.”

No seu discurso, o Secretário de Estado, Fernando Alexandre, salientou o investimento significativo que o Governo tem feito nas Forças de Segurança Pública. “Em três anos, foram avançadas mais de 23 obras, num investimento total de 23 milhões de euros. Neste momento, estão em curso, 30 obras.”, explicou.

Fernando Alexandre considera que esta é uma das “obras maiores que será iniciada no ministério da administração interna”, explicando que esta é umas das 3 situações sinalizadas no distrito de Braga, que vai ser resolvida finalmente. “O quartel é uma das instalações com piores condições e, por isso, vamos fazer este investimento tão importante. “, refere.

Terminou o seu discurso, congratulando a Câmara Municipal de Fafe pela celeridade e eficácia na execução da proposta de projeto, referindo a importância das parcerias entre as Câmaras Municipais e o Governo. “É muito importante este contacto com as autarquias, uma vez que são a voz da população local e é fundamental que nos façam chegar as suas preocupações e necessidades”.

O presidente da Câmara, Raul Cunha, referiu, ainda, que este vai ser “um projeto bonito”, que beneficiará de um orçamento de cerca de 2 milhões de euros. Explicou também que o objetivo é “conjugar a modernidade do edifício que se vai construir com o edifício clássico presente que vai fazer parte integrante deste projeto.”.

Com um período de execução previsto para 12 meses, os trabalhos para a construção do novo quartel arrancam já esta semana, dia 7 de Dezembro.