imagem_342_0001.jpg
Discussão Pública do PDM

O Plano Diretor Municipal de Fafe estabelece a estratégia de desenvolvimento territorial, a política municipal de ordenamento do território e as demais políticas urbanas, integrando e articulando as orientações definidas pelos instrumentos de gestão territorial de âmbito nacional e regional, estabelecendo o modelo de organização espacial do território do concelho, com base na classificação e qualificação do solo.

Este instrumento define o regime de uso do solo através da sua classificação e qualificação, regulando o seu aproveitamento em função da utilização dominante que nele pode ser instalada ou desenvolvida, definindo modelos de evolução previsível da ocupação humana e da organização de redes e sistemas urbanos e, na escala adequada, parâmetros de aproveitamento do solo e de garantia da qualidade ambiental, sendo também uma referência para a elaboração dos demais planos municipais e para a elaboração de programas de Acão Territorial.

A revisão do PDM de Fafe é concebida como um instrumento de fomento do desenvolvimento económico e bem-estar das famílias e das empresas residentes e promover uma oferta de espaços e de rede de serviços e equipamentos que tornem o concelho mais atrativo e competitivo.

Acima de tudo, compete ao PDM procurara responder, dentro dos condicionalismos legais existentes às necessidades e aos desejos dos munícipes nos quais se inscrevem naturalmente os sonhos que envolvem a afirmação da vida e a construção do futuro, alicerçados numa identidade cultural.

Sendo o plano um documento estratégico em termos de ordenamento do nosso território é de grande importância dar a voz à população. Por isso todos os cidadãos, assim como as associações representativas dados interesses económicos, sociais, culturais e ambientais devem participar neste período de discussão pública do plano, já que é uma excelente oportunidade para darem a sua colaboração.

Neste momento, a Revisão do Plano Diretor Municipal está em vias de ser publicado em Diário da República.

Em baixo, pode consultar os resultados da discussão pública do PDM de Fafe.