O Município de Fafe está representado na 35.ª Assembleia Geral da AEMI – Associação das Instituições Europeias de Migração, que decorre entre os dias 8 e 11 de outubro, em Essen, Alemanha, sob o tema “Reclaiming Narratives” (Reapropriando Narrativas).
A AEMI reúne quarenta organizações europeias que trabalham no campo da História das Migrações, promovendo o diálogo e a partilha de conhecimento sobre a mobilidade humana e as suas implicações sociais e culturais. O Museu das Migrações e das Comunidades, enquanto membro integrante desta rede, marca presença neste importante fórum internacional.
O encontro propõe uma reflexão sobre as culturas intergeracionais de memória, explorando temas como migração, género e identidade, através de workshops, projeções e debates que envolvem especialistas e instituições de toda a Europa.
A participação do Museu das Migrações e das Comunidades reforça o compromisso de Fafe com a preservação, investigação e valorização das memórias migratórias, contribuindo para uma compreensão mais ampla, plural e inclusiva da identidade europeia contemporânea.
Este evento constitui ainda uma oportunidade para fortalecer laços institucionais, partilhar boas práticas e integrar redes de cooperação dedicadas à valorização das histórias de mobilidade humana e dos seus impactos culturais e sociais.