Os 7 R´s da sustentabilidade: pequenas ações, grandes mudanças

A "Política dos 7 R's" é uma abordagem educativa e sustentável para a gestão de recursos e resíduos, cujo objetivo é promover uma mudança de hábitos no quotidiano dos cidadãos, incentivando-os a repensar os seus valores e práticas, reduzir o consumo exagerado e evitar o desperdício, contribuindo assim para um futuro melhor e para a minimização do impacte ambiental.


1.Repensar

Repense seus hábitos de consumo. Pense bem antes de comprar. Compre apenas o que realmente é necessário. O consumo excessivo causa degradação ambiental.

2. Recusar

Recuse produtos fabricados por empresas que não respeitam a natureza ou prejudicam o meio ambiente. Dê preferência a produtos e embalagens mais sustentáveis, de forma a facilitar a sua reutilização, reciclagem ou redução de impacte ambiental.

3. Reduzir

Escolha produtos de maior durabilidade e com embalagens apropriadas, visando reduzir o consumo de materiais, energia, água e de resíduos, promovendo assim um consumo mais responsável e sustentável.

4. Reparar

Sempre que possível, dê uma nova “oportunidade” aos seus equipamentos. Consertar ou restaurar produtos danificados pode sair mais barato do que comprar um novo, prolongando assim a sua vida útil e evitando que se tornem resíduos precoces.

5. Reutilizar

Dê asas à sua imaginação e criatividade. Podemos reutilizar produtos e materiais para finalidades diferentes das originais, dando-lhes uma nova função, sempre que possível. Assim, prolongamos a sua vida útil, evitando o seu descarte prematuro e reduzindo os impactes ambientais.

6. Reciclar

Esse material já não dá para reutilizar? Então vamos reciclar e dar-lhe uma nova vida!

Reciclar os materiais para transformá-los em novos produtos, reduz a necessidade de recursos naturais e evita a poluição do ambiente.

7. Reintegrar

A reintegração na natureza refere-se ao processo de retorno de materiais ou substâncias ao ambiente natural de forma a minimizar os impactes ambientais e promover a sustentabilidade. Aquilo que não pode ser reciclado, como restos de alimentos e outras matérias orgânicas, pode ser reintegrado na natureza. A compostagem orgânica é o melhor processo para transformar cascas de alimentos e outros resíduos orgânicos em adubo. O composto que resulta do processo é um material altamente nutritivo e pode ser utilizado em jardins, hortas e pomares.

Não encontra o que procura?
@ 2025 Câmara Municipal de Fafe | Todos os direitos reservados