TítuloMunicípio promove Prémio de História Local “Câmara Municipal de Fafe”
Data de Publicação2020-12-17 00:00:00 +0000

O Município de Fafe volta a promover, pela décima nona vez, o Prémio de História Local “Câmara Municipal de Fafe“, alargando o prazo de candidatura e alterando o dia da entrega.

Assim, nos termos do regulamento aprovado em reunião do Executivo, o prazo de candidatura decorre até ao dia 31 de maio de 2021 e a entrega do Prémio ao autor da obra vencedora ocorrerá na sessão solene de 5 de outubro do mesmo ano.

O prémio visa estimular a pesquisa e investigação em torno da identidade do Município fafense, no passado e nas suas diferentes perspetivas.

Podem concorrer ao Prémio de História Local todos os que o pretendam, residam ou não no concelho, com trabalhos originais e inéditos sobre um ou vários aspetos da história de Fafe, a nível administrativo, político, económico, social, cultural, artístico, religioso ou outro(s).

Na avaliação dos trabalhos serão ponderados aspetos como a utilização privilegiada das fontes primárias, a valorização da originalidade e atualidade dos temas, a clareza e correção da linguagem, a coerência global e a apresentação formal.

Os trabalhos concorrentes terão de ser escritos em português, com o mínimo de 30 páginas.

O Prémio tem o valor pecuniário de 1 000 € e galardoará apenas o melhor trabalho concorrente, prevendo ainda a atribuição de menções honrosas. A Câmara garantirá, além disso, a publicação da obra vencedora na revista cultural Dom Fafes.

Os interessados em concorrer devem remeter quatro exemplares do seu trabalho original, apresentado em folhas de formato A4, a 2 espaços, para Casa Municipal de Cultura de Fafe (Prémio de História Local) – Rua Major Miguel Ferreira – 4820-276 Fafe.

Cada concorrente apenas pode submeter um trabalho a concurso.

De recordar que a última edição do prémio teve como vencedor o trabalho “Gafaria e Capela - Caso de Santo André de Bouças (Golães-Fafe)”, de Maryse Elodie Pires Teixeira.