Praia 2.jpg
Praia Fluvial da Albufeira de Queimadela distinguida com o galardão "Praia com Qualidade de Ouro" em 2023

A Quercus acaba de distinguir, pelo segundo ano consecutivo, a Praia Fluvial de Albufeira de Queimadela com o galardão de "Praia com Qualidade de Ouro", que distingue anualmente a qualidade da água balnear das praias de portuguesas, com base na informação pública oficial disponível, tendo exclusivamente em consideração as análises efetuadas nos laboratórios das diferentes Administrações Regionais Hidrográficas.

Recorde-se que esta praia recebeu recentemente, e pela terceira vez consecutiva, a Bandeira Azul, símbolo que atesta a sua qualidade e distingue o esforço pelo desenvolvimento sustentável e consequente respeito pelo ambiente. A praia fluvial da Barragem da Queimadela detém igualmente a bandeira de “Praia Acessível – Praia para Todos”, um programa que promove o cumprimento da legislação sobre acessibilidade em vigor nas praias portuguesas.

Para receber a bandeira de “Praia com Qualidade de Ouro”, e entre outros critérios definidos, a água balnear tem de ter registado qualidade de água excelente nas últimas cinco épocas balneares. A par disso, na última época balnear não pode ter ocorrido qualquer tipo de ocorrência/aviso de desaconselhamento da prática balnear, proibição da prática balnear e/ou interdição temporária da praia.

Praia Fluvial da Albufeira da Queimadela

Com uma área de 11 hectares, a Albufeira da Barragem da Queimadela garante uma experiência turística de excelência, oferecendo uma praia fluvial, um passadiço ao longo das suas margens, parques de merendas e condições para a prática de desportos náuticos não poluentes. Disponibiliza ainda percursos pedestres de pequena rota e uma Zona de Concessão de Pesca Desportiva. Para todos aqueles que gostam de acampar e descansar num local seguro e agradável, existe na envolvência da albufeira um Parque de Campismo e Caravanismo.

Nesta praia fluvial, está disponível uma cadeira anfíbia que permite que pessoas com mobilidade condicionada possam entrar na água, ir a banhos e fazê-lo de uma forma segura, com o apoio dos nadadores salvadores, usufruindo, assim, de um espaço que é de todos. A par disso, estão disponíveis vestiários, duches, um bar de apoio, zonas sombreadas e um conjunto de atividades lúdicas acessíveis.

No arranque da época balnear 2023, a Quercus acaba de atribuir o galardão “Praia com Qualidade de Ouro” a 393 praias nacionais, menos 47 do que em 2022. Das 393 praias galardoadas, 327 são costeiras, 56 interiores e 10 de transição. Todas as regiões do país apresentam descidas no número de praias distinguidas, sendo a Região Norte a que registou a maior queda. A região Tejo e Oeste é a que reúne um maior número de praias galardoadas (98).