ZEN_FB_POST.jpg
Poemas Zen de Herberto Helder apresentados num espetáculo multimédia

O Teatro-Cinema de Fafe recebe no próximo dia 25 de março, sexta-feira, às 21h30, o espetáculo multimédia "Ópera em 16 atos: Poemas Zen de Herberto Helder" da autoria de Vítor Rua e interpretado pelo “Coletivo Phoebus”. Com coordenação artística de José Teixeira, a obra - que se destina a ser interpretada por um ensemble eclético (soprano, violino, contrabaixo, guitarra, piano, flauta transversal, clarinete, trombone, assobio e percussão) - possui um carácter minimalista e experimental, onde cada instrumento é explorado no seu potencial máximo de técnicas avançadas numa invulgar utilização instrumental.

A peça resulta num espetáculo multimédia, onde surge a luminotécnia, o vídeo, a performance e a música, sempre num tom ambientalista e relaxante. Os instrumentistas dispersos pelo espaço, submersos em plantas e irradiados por uma tonalidade verde, são conduzidos ao longo da obra pela voz da soprano Andrea Conangla Fernandes numa criação onde o materialismo do Ocidente se cruza com o espiritualismo Oriental.

Herberto Helder é reconhecido unanimemente como um dos maiores poetas portugueses. Os seus 16 poemas zen são pequenos haikus orientais onde se encontra a mesma linguagem ritualística e uma vontade de expressão simbólica que o compositor Vítor Rua decidiu transpor para música.

Os bilhetes para o espetáculo têm o custo de 5 euros e estão à venda na Ticketline.