logo1.png
manuel-duarte-magricos (1).jpg
Nota de pesar pelo falecimento de Manuel Duarte, o "Magriço"

"Tendo falecido hoje, Manuel Duarte, "o Magriço", aos 77 anos, o Município de Fafe quer dar nota do sentido e profundo pesar pelo falecimento deste antigo e notável futebolista, e endereçar publicamente as suas mais profundas condolências à família enlutada.

Manuel Duarte foi, no início da sua carreira desportiva, futebolista da Académica de Coimbra, durante três temporadas, entre 1961 e 1964, representando até ao fim da sua atividade futebolística os seguintes clubes: o Leixões Sport Club (de 1964 a 66), o Sporting Clube de Portugal (entre 1966 e 70), o FC Porto (entre 1970 e 1971), o Varzim Sport Club (entre 1971 e 1972) e na Associação Desportiva de Fafe (de 1972 a 1978).

Após o fim da carreira enquanto futebolista, Manuel Duarte tornou-se treinador profissional, tendo treinado o Atlético Cabeceirense, a Associação Desportiva “Os Limianos”, o Futebol Clube de Felgueiras, o Mondinense Futebol Clube e foi, ainda, treinador-adjunto na Associação Desportiva de Fafe e no Futebol Clube da Lixa.

Manuel Duarte pertenceu a uma das mais notáveis seleções nacionais, tendo sido convocado para o Campeonato do Mundo de Futebol de 1966, em Inglaterra, na companhia dos restantes “Magriços”, competição na qual Portugal conseguiu conquistar um honroso terceiro lugar.

Nasceu em Vale de Azares, concelho de Celorico da Beira, em 1945, mas era um fafense por opção. Foi em Fafe que, a partir de 1972, fez o resto do seu percurso de vida familiar e profissional e por isso mesmo Fafe reconhece-o como um dos seus.

A morte de Manuel Duarte “o Magriço” deixou de luto o mundo do futebol nacional e local e deixou mais pobre a comunidade fafense."


Crédito da fotografia: tamegasousa.pt

footer.jpeg
Câmara Municipal de Fafe Avenida 5 de Outubro - 4824-501 Fafe | 253 700 400 (chamada para rede fixa nacional) | geral@cm-fafe.pt