AF-WEB-HOSPITAL_FB.POST.jpg
Município promove exposição "Hospital de São José: 160 anos ao serviço da comunidade"

O Município de Fafe inaugura hoje no Arquivo Municipal a exposição "Hospital de São José: 160 anos ao serviço da comunidade". Através desta mostra, o Município visa retratar as 16 décadas de vida do Hospital, exaltando a sua história e impacto na comunidade fafense, nomeadamente através da partilha de diferentes testemunhos de pessoas que por lá passaram em diferentes papéis e circunstâncias. A exposição estará patente até 21 de maio e tem entrada livre.

Expoente da filantropia dos Brasileiros de Torna-Viagem

O Hospital de S. José de Fafe, que começou por apelidar-se “da Caridade” e se chamaria mais tarde da “Misericórdia”, é um empreendimento a que os emigrantes fafenses no Brasil estão intimamente associados, dado que foram eles, através das suas contribuições, que financiaram a sua construção. Expoente da filantropia dos Brasileiros de torna-viagem, esta unidade de saúde, voltada no início para os mais necessitados, seguiu o projeto de uma instituição existente na altura no Rio de Janeiro, o Hospital da Beneficência Portuguesa, aberto em 1858, e do qual foi copiado o projeto arquitetónico.

A primeira pedra foi lançada no dia 6 e janeiro de 1859, tendo aberto portas - ainda que parcialmente e sobretudo aos mais desfavorecidos - na manhã de 19 de março de 1863, Dia de S. José, que dava já o nome àquela instituição. Em 1975, o Hospital da Misericórdia foi nacionalizado. Pela primeira vez na sua história de mais de um século, o Hospital deixaria de ser propriedade da Santa Casa e passaria para a esfera do Estado. Em 1977, a sua gestão foi entregue ao Serviço Nacional de Saúde.

2007 foi o ano em que se registou uma alteração substancial no funcionamento da unidade hospitalar, quando foi criado legalmente o Centro Hospitalar do Alto Ave, fundindo os antigos hospitais da Senhora de Oliveira (Guimarães) e de S. José de Fafe, num único centro hospitalar, com sede em Guimarães. Em 2015, o Governo, através da ARS Norte, decidiu devolver a gestão do Hospital de S.José à Santa Casa da Misericórdia de Fafe, deixando este de integrar o Centro Hospitalar do Alto Ave, com efeitos a partir de 1 de janeiro desse ano.

Horário da exposição:

2ª 9h00 às 12h30 e 14h00 às 18h00