Zero-G Portugal- Astronauta Por Um Dia_1.jpg
"Iniciativa Zero-G Portugal - Astronauta por Um Dia" apresentada esta semana em Fafe

O Município de Fafe, através do seu pelouro da Educação, promoveu esta semana, no Auditório do Agrupamento de Escolas Professor Carlos Teixeira, uma sessão de divulgação da "Iniciativa Zero-G Portugal- Astronauta Por Um Dia" e que esteve a cargo de Hugo Costa, natural de Fafe e membro da direção da Agência Espacial Europeia. A iniciativa contou com a presença de mais de uma centena de alunos dos diversos Agrupamento de Escolas do Concelho e da Escola Profissional de Fafe.

O concurso “Zero-G – Portugal – Astronauta por um Dia” assume-se como uma competição nacional que vai selecionar 30 estudantes, dos 14 aos 18 anos, a nível nacional e ilhas, do ensino básico e do ensino secundário, para voarem e experienciarem condições de microgravidade. O voo de gravidade zero está marcado para 3 de setembro na Base Aérea de Beja, onde os finalistas terão oportunidade de experimentar a sensação sentida pelos astronautas que vivem no Espaço, a bordo de um avião num voo parabólico de gravidade zero.

Hugo Costa perspetivou, para esta nova edição da competição, “um número muito maior de candidaturas”, número esse que no ano transato se situou nas 500 candidaturas.

Referiu ainda que "esta iniciativa (pioneira a nível internacional), inspirou e serviu para que vários países em toda a Europa tenham procurado manter contacto com Agência Espacial Portuguesa para aprenderem com a experiência nacional, no sentido de fazerem uma parceria alargada e uma competição a nível europeu”.

Esta segunda edição contará novamente com a colaboração da Força Aérea Portuguesa, do Centro Ciência Viva, da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa e da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. A competição simula todo o processo de seleção de astronautas que é levado a cabo pelas diversas agências internacionais, encontrando-se a mesma organizada em quatro fases eliminatórias que avaliarão as diversas valências dos candidatos, com testes lógicos, físicos e momentos que põem à prova a sua capacidade de comunicação.

Os alunos(as) finalistas terão ainda a oportunidade de durante um ano se tornarem embaixadores da Agência Espacial Portuguesa e contarem a experiência por estes(as) vivenciada em diversos estabelecimentos Escolares.

As candidaturas à "Iniciativa Zero-G Portugal- Astronauta Por Um Dia" estão abertas até 10 de março e podem ser submetidas em www.zerogportugal.pt, onde pode ser consultado o regulamento.