123.png
Delegação de Fafe da Cruz Vermelha Portuguesa dispõe de Serviço de Restabelecimento de Laços Familiares

A Delegação de Fafe da Cruz Vermelha Portuguesa dispõe, a partir de agora, do Serviço de Restabelecimento de Laços Familiares (RLF) tendo quatro técnicos responsáveis e devidamente qualificados.

O serviço de RLF consiste num serviço que visa restabelecer o contacto entre familiares que perderam o contacto e/ou desconhecem o paradeiro entre si na sequência de um conflito, atividade migratória, migração forçada, desastres naturais ou outros contextos humanitários. Este serviço assume três pilares fundamentais na sua atuação, nomeadamente:

1. Prevenção da perda de contacto/paradeiro entre familiares

Tendo conhecimento que os conflitos, os movimentos de pessoas e os riscos de separação fazem parte da experiência em sociedade, trabalhamos para que aquando destes acontecimentos, as pessoas tenham informação e dicas para que a perda de contacto entre familiares seja evitada.

1. Manutenção/Proteção dos Laços Familiares

Disponibilização de meios de comunicação (telefones, tabletes, rede WiFi, locais para carregamento de telefones e outros equipamentos eletrónicos) para as famílias continuarem a comunicar entre si quando não o conseguem fazer por meios próprios. Aplica-se quando as comunicações regulares não existem, foram interrompidas ou são insuficientes.

1. Restabelecimento de Laços Familiares (RLF)

Iniciação de um Pedido de Localização referente a um amigo ou familiar quando não existe conhecimento do seu paradeiro e a respetiva comunicação foi interrompida.