WhatsApp Image 2022-09-08 at 16.55.46.jpeg
Conheça a programação cultural do mês de setembro

A agenda cultural do mês de setembro no Município é marcada pela inauguração da exposição "Jardim dos Dinossauros" no Jardim do Calvário. Até 16 de outubro, os visitantes são convidados a descobrir a história do fantástico mundo jurássico, numa viagem no tempo com mais de 300 milhões de anos, e que conta com a colaboração do Dino Parque da Lourinhã.

Neste âmbito, a biblioteca promove de 12 de setembro a 14 de outubro, a mostra bibliográfica "Dinossauros, os Lagartos Terríveis". Terá disponível para consulta presencial ou empréstimo domiciliário um conjunto de livros e outros documentos, para todos que queiram aprofundar os seus conhecimentos sobre estes animais que habitaram o planeta há milhões de anos.

O município recebe logo no início do mês, no dia 3, junto ao Pavilhão Multiusos, o Prémio de Ciclismo "Fafe - Sala de Visitas do Minho", prova pontuável para o Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada. Organizada pela ACM - Associação de Ciclismo do Minho, com o apoio do Município, o Prémio de Ciclismo "Fafe - Sala de Visitas do Minho" destina-se à categoria de escolas, que agrega os escalões de pupilos/benjamins, infantis, infantis, juvenis e ainda o escalão de cadetes.

No domingo, 4 de setembro, acontece um espetáculo solidário promovido pela Comunidade de Santo Ovídio e pela Paróquia Santa Eulália de Fafe, cujas receitas revertem a favor das obras de recuperação da Capela de Santo Ovídio. A iniciativa terá lugar no Pavilhão Multiusos, entre as 14h30 e as 19h30, numa tarde marcada por diversas atuações musicais. Ainda na tarde do dia 4, o Teatro Cinema de Fafe recebe, às 16h00, a peça de teatro ‘O Tribunal’, promovida pela Igreja Evangélica de Fafe com apoio do Município, e representada pela Companhia de Artes Nissi. A entrada é livre e gratuita.

De 15 a 30 de setembro, o Arquivo Municipal de Fafe será palco de uma exposição intitulada “Anne Frank: uma história para hoje”, que resulta de uma colaboração entre o Município, o projeto Vir a Ser – Associação Comunidades que Florescem e a Associação Internacional Intercultural Projects and Research. A mostra, que já percorreu centenas de cidades em todo mundo, é um instrumento educativo apoiado no tripé pedagógico “Recordar, Refletir, Reagir”, que visa manter viva a memória de Anne Frank, informar sobre o regime nazi e, simultaneamente, mostrar aos jovens e visitantes onde o racismo e os preconceitos nos podem levar. Promove-se a cidadania ativa, tendo por base os Direitos Humanos através da história de uma menina e da sua família que, por serem Judeus, tiveram de fugir do seu país.

Os Jardins do Arquivo Municipal recebem, no fim-de-semana de 17 e 18 de setembro, a "I Exposição de Bicicletas Antigas de Fafe", uma mostra organizada pela Associação "Amigos das Bicicletas Antigas de Fafe" com apoio do Município. A exposição pode ser visitada entre as 10h00 e as 20h00, sendo a entrada é livre.

Ainda a nível de programação de teatro, o Teatro Cinema acolhe no dia 23 de setembro, às 21h30, a apresentação da curta-metragem "Alma", uma iniciativa promovida pela Associação Anti, com apoio do Município. No dia seguinte, sábado, dia 24, às 21h30, sobe ao palco a peça "P.S. Acho que deves continuar a escrever." apresentada pelo Teatro Contra-Senso e promovida no âmbito da oitava edição do Fafencena - Festival de Teatro Amador de Fafe.

A fechar o mês, o Município de Fafe, através do Museu das Migrações e das Comunidades Portuguesas, recebe, de 28 de setembro a 1 de outubro, a 32ª Conferência AEMI - Associação das Instituições Europeias de Migração, uma jornada internacional que será dedicada ao tema "Refúgio e Acolhimento - Caminhos para a Inserção".

Importa ainda recordar que "Senhora de Antime - a Fé de um Povo", exposição temática e documental dedicada ao culto em honra da Senhora de Antime, estará patente no Arquivo Municipal, até 30 de setembro. Não deixe de visitar. A entrada é gratuita!