Candidaturas para atribuição de Bolsas de Estudo e de Mérito 2025/2026

Caro/a Estudante,


O Município de Fafe informa que estão a decorrer as candidaturas para atribuição de Bolsas de Estudo e de Mérito, relativas ao ano letivo 2025/2026.


O Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo e de Mérito (RABEM) tem como objetivo autonomizar a regulamentação das bolsas, criando novos procedimentos e possibilitando premiar o mérito académico.


São apresentadas duas tipologias de bolsas:


Bolsas de Estudo – correspondem a um valor complementar à bolsa atribuída pela DGES.


Bolsas de Mérito – dividem-se em dois tipos:

a) bolsas atribuídas com base no aproveitamento escolar excecional;

b) bolsas complementares ao valor atribuído pelo Programa Erasmus+.


O RABEM visa premiar o aproveitamento escolar excecional, considerando como tal a obtenção da classificação mais elevada no ano letivo anterior ao da candidatura. Serão apoiados/as os/as melhores estudantes fafenses do seu curso/ano, mediante comprovação do aproveitamento.


Todo o processo de candidatura e análise é agora digital, eliminando a necessidade de entrega em papel. Estão disponíveis meios eletrónicos que facilitam tanto a instrução como a submissão do pedido — um passo no programa de digitalização da atividade municipal.


Consulta ao Regulamento


Para melhor instrução do processo, os/as estudantes candidatos/as devem consultar o RABEM no seguinte link:

Regulamentos Municipais – CM Fafe

(Nota: a versão atualizada do regulamento, com alterações aos artigos 12.º e 15.º, ainda não se encontra disponível).


Submissão da Candidatura


A submissão da candidatura deve ser feita exclusivamente através da plataforma digital Go Social, disponível em:

GoSocial


Este serviço implica um registo prévio para recolha dos dados do/a candidato/a (novo/a ou já beneficiário/a), emissão de senha de acesso, e posterior submissão da candidatura.


Processo de Registo na Plataforma Go Social:


O/a candidato/a ou bolseiro/a deverá preencher o formulário de registo disponível em:


Go Social – Registo na Plataforma


ou aceder através da secção "Links Rápidos" no site do Município.


Após validação dos dados pelos serviços municipais, será emitida a respetiva senha de acesso à plataforma.


Caso pretenda efetuar o registo presencialmente ou necessite de apoio técnico na submissão da candidatura, poderá dirigir-se:


ao Balcão de Atendimento ao Munícipe (Câmara Municipal de Fafe),


ou à Secretaria da Junta de Freguesia da sua área de residência.

Nota: a submissão da candidatura só é possível com a senha de acesso à plataforma Go Social.


Fases de Candidatura:


1.ª Fase: decorre até 20 de novembro de 2025.


2.ª Fase: decorre de 3 de fevereiro a 25 de maio de 2026.


Requerimentos:


Os requerimentos necessários encontram-se disponíveis no separador Educação do site do Município:

Requerimentos Municipais – CM Fafe


Informação Importante:


De acordo com o RABEM, todas as candidaturas que não apresentem a documentação obrigatória e/ou não cumpram integralmente os critérios definidos serão indeferidas ou excluídas.


Os/as candidatos/as não admitidos/as na 1.ª fase poderão apresentar nova candidatura na 2.ª fase do processo.


Esclarecimentos adicionais:

Email: gosocial@cm-fafe.pt

Não encontra o que procura?
@ 2025 Câmara Municipal de Fafe | Todos os direitos reservados