Caro/a Estudante,
O Município de Fafe informa que estão a decorrer as candidaturas para atribuição de Bolsas de Estudo e de Mérito, relativas ao ano letivo 2025/2026.
O Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo e de Mérito (RABEM) tem como objetivo autonomizar a regulamentação das bolsas, criando novos procedimentos e possibilitando premiar o mérito académico.
São apresentadas duas tipologias de bolsas:
Bolsas de Estudo – correspondem a um valor complementar à bolsa atribuída pela DGES.
Bolsas de Mérito – dividem-se em dois tipos:
a) bolsas atribuídas com base no aproveitamento escolar excecional;
b) bolsas complementares ao valor atribuído pelo Programa Erasmus+.
O RABEM visa premiar o aproveitamento escolar excecional, considerando como tal a obtenção da classificação mais elevada no ano letivo anterior ao da candidatura. Serão apoiados/as os/as melhores estudantes fafenses do seu curso/ano, mediante comprovação do aproveitamento.
Todo o processo de candidatura e análise é agora digital, eliminando a necessidade de entrega em papel. Estão disponíveis meios eletrónicos que facilitam tanto a instrução como a submissão do pedido — um passo no programa de digitalização da atividade municipal.
Consulta ao Regulamento
Para melhor instrução do processo, os/as estudantes candidatos/as devem consultar o RABEM no seguinte link:
Regulamentos Municipais – CM Fafe
(Nota: a versão atualizada do regulamento, com alterações aos artigos 12.º e 15.º, ainda não se encontra disponível).
Submissão da Candidatura
A submissão da candidatura deve ser feita exclusivamente através da plataforma digital Go Social, disponível em:
GoSocial
Este serviço implica um registo prévio para recolha dos dados do/a candidato/a (novo/a ou já beneficiário/a), emissão de senha de acesso, e posterior submissão da candidatura.
Processo de Registo na Plataforma Go Social:
O/a candidato/a ou bolseiro/a deverá preencher o formulário de registo disponível em:
Go Social – Registo na Plataforma
ou aceder através da secção "Links Rápidos" no site do Município.
Após validação dos dados pelos serviços municipais, será emitida a respetiva senha de acesso à plataforma.
Caso pretenda efetuar o registo presencialmente ou necessite de apoio técnico na submissão da candidatura, poderá dirigir-se:
ao Balcão de Atendimento ao Munícipe (Câmara Municipal de Fafe),
ou à Secretaria da Junta de Freguesia da sua área de residência.
Nota: a submissão da candidatura só é possível com a senha de acesso à plataforma Go Social.
Fases de Candidatura:
1.ª Fase: decorre até 20 de novembro de 2025.
2.ª Fase: decorre de 3 de fevereiro a 25 de maio de 2026.
Requerimentos:
Os requerimentos necessários encontram-se disponíveis no separador Educação do site do Município:
Requerimentos Municipais – CM Fafe
Informação Importante:
De acordo com o RABEM, todas as candidaturas que não apresentem a documentação obrigatória e/ou não cumpram integralmente os critérios definidos serão indeferidas ou excluídas.
Os/as candidatos/as não admitidos/as na 1.ª fase poderão apresentar nova candidatura na 2.ª fase do processo.
Esclarecimentos adicionais:
Email: gosocial@cm-fafe.pt