Dia Internacional da Biodiversidade

Município de Fafe assinalou hoje, na Albufeira de Queimadela, o Dia Internacional da Biodiversidade, com atividades dirigidas à comunidade educativa.

O dia foi marcado pela presença de cerca de 120 alunos do Agrupamento de Escolas de Montelongo, que realizaram uma odisseia ambiental composta por várias atividades educativas e de sensibilização.

Na atividade “Exploradores da Biodiversidade”, os alunos aprenderam mais acerca da fauna e da flora autóctone da Albufeira de Queimadela. A esta iniciativa seguiu-se a realização da atividade “Ao ritmo certo”, com o objetivo de recolher dados para a criação de um pedómetro, que será futuramente exposto junto ao areal. Estas duas atividades foram organizadas pela Divisão de Ambiente e Sustentabilidade, no âmbito do Programa Bandeira Azul.

O dia foi preenchido com outras atividades dinamizadas pelos docentes do agrupamento, que trabalharam música, artes plásticas, escrita, leitura e desporto, numa vertente ambiental.

A vereadora do Ambiente, Marta Gonçalves, marcou presença nestas atividades, acompanhada pelo diretor do Agrupamento de Escolas de Montelongo, Jaime Sousa, num dia repleto de iniciativas ligadas a este dia, que permitiu ao mais novos aprenderem mais sobre a biodiversidade e a importância de a respeitar e preservar.

Assinalado a 22 de maio, esta data marca a adoção da Convenção sobre a Diversidade Biológica (CDB) em 1992, um passo decisivo na proteção dos ecossistemas, das espécies e dos recursos naturais. O tema de 2025 é "Harmonia com a Natureza e Desenvolvimento Sustentável", lembrando-nos de que é possível progredir como sociedade sem comprometer o equilíbrio natural que sustenta a nossa existência.

Proteger a biodiversidade é proteger a vida.

footer-logos.png
Não encontra o que procura?
@ 2025 Câmara Municipal de Fafe | Todos os direitos reservados