O Município de Fafe foi anfitrião, no passado dia 25 de novembro, da reunião de trabalho do projeto Camilo – Rotas do Escritor, que decorreu no Museu Interativo "Camilo em Passos", na freguesia de Paços. Este é um espaço cultural que preserva e valoriza o património histórico e literário no concelho, com especial destaque para a memória de Camilo castelo Branco, uma das maiores figuras da literatura portuguesa.. A sessão contou com um programa de acolhimento protagonizado por personagens camilianas do grupo de teatro Paços de Alegria, uma visita ao Centro Interpretativo e a visualização de uma aula do Professor Afonso, dedicada ao universo camiliano em Fafe.
Esta iniciativa insere-se num conjunto de ações estratégicas na área da Cultura, resultantes de quatro anos de afirmação de Fafe no panorama cultural da região Norte. Uma vez consolidada a sua presença “no mapa” cultural, o Município avança agora para uma nova fase: ampliar a notoriedade, aprofundar parcerias e reforçar a sua presença nas redes culturais de interesse, contribuindo para o enriquecimento da Cultura a Norte através de trabalho colaborativo.
Atualmente, Fafe integra o projeto Camilo – Rotas do Escritor e encontra-se a desenvolver a Bienal de Camilo, além de participar em diversos programas e iniciativas de escala regional (Norte, Minho e CIM), com impacto significativo não só na Cultura local, mas também na sua projeção regional.
Durante a mesma semana, Fafe foi palco de dois eventos corporativos de relevância regional: a reunião ENIG da CCDR Norte — que tem lugar em Fafe pela segunda vez — e a sessão das Rotas do Escritor, distribuídas entre o Teatro Cinema e os Paços do Concelho.