TítuloTerminou mais uma edição do Ser Solidário
Ser solidario
Data de Publicação2019-05-31 00:00:00 +0100
Sub-títuloMais de 800 jovens participaram no programa desde 2001

Terminou hoje a 18ª edição do programa Ser Solidário. Durante oito meses, 18 jovens participaram neste programa, que integra, em contexto de trabalho, em vários instituições do concelho, jovens que não tenham concluído o 12º ano ou não tenham conseguido ingressar no Ensino Superior.

O programa visa ocupar os jovens com atividades de carácter ocupacional e didáctico, possibilitando ainda um primeiro contacto com a realidade profissional, uma valorização da responsabilização e compromisso com a sociedade e o fomento do espírito de equipa e organização.

Todos os anos, de Outubro a Maio, estes jovens exercem, em Associações, IPSS’s, Escolas, Centro de Saúde, Juntas de Freguesia e Câmara Municipal, durante 20 horas semanais, diversas tarefas e actividades de apoio social, recebendo um bolsa mensal de 200 euros.

O Ser Solidário foi criado em 2001 e até ao momento integrou mais de 800 jovens, num investimento total, por parte do Município de Fafe, de mais de um milhão de euros.

O Presidente da Câmara Municipal de Fafe, Raul Cunha, reuniu, esta manhã, com os jovens, tendo aproveitado a ocasião para agradecer o envolvimento e empenho que demonstraram nestes meses.

“Felicitar-vos a todos pela entrega e dedicação que mostraram nesta experiência. Estou certo de que levarão boas recordação e muitas aprendizagens destes 8 meses.

O “Ser Solidário” é uma experiência óptima para travar conhecimentos. É uma boa oportunidade que permite desenvolver um primeiro contacto com o mundo do trabalho.

O “Ser Solidário” faz com que as pessoas se sintam úteis e tenham também alguma independência financeira.”