imagem_390_01.jpg
Museu do Moinho e do Povo de Aboim

Aboim é uma freguesia do concelho de Fafe com cerca de 400 habitantes, a freguesia mais assente a norte do concelho. Esta pertenceu ao concelho de Cabeceiras de Basto até 1853, altura em que foi incorporada no município fafense.

Aboim é hoje uma rota turístiva no nosso concelho, podendo ao longo dos seus dois percursos pedestres de pequena rota (PR), à descoberta de Aboim e Caminhos de S. João da Ramalheira, observar o património rural das aldeias das terras altas e das cinco serras envolventes: o Marão, o Gerês, a Cabreira, a Serra de Agra e o Maroiço.

A Aldeia de Aboim tem um moinho de vento, em tempos em ruínas, do século XVIII, com características únicas.

A Junta de freguesia, com o apoio da Câmara Municipal de Fafe e do projecto LEADER, resolveu recuperá-lo com materiais e técnicas tradicionais. Após um ano de trabalho da empresa Etnoideia (Investigação, projecção e reconstrução) e graças ao envolvimento comunitário foi possível recolher todas as suas memórias.

Em 2007, o moinho passou a integrar a Rede Portuguesa de Moinhos e a Sociedade Internacional de Molinologia.

A freguesia, no sentido de complementar a temática usos e costumes da aldeia, decidiu criar o Centro Interpretativo - Aldeia Pedagógica da Montanha e do Centeio, instalado na antiga escola primária de Aboim. O espaço interactivo, com multivalências, reúne 'mini exploratórios e atelieres' onde é possível aprender, reviver e recordar.

Museu de Aboim e do Povo de Aboim

Avenida da Igreja, nº1