Destaques

TítuloMunicípio de Fafe celebra protocolo com a ADDAF para a gestão do canil municipal
810 8935a
Data de Publicação2019-06-25 00:00:00 +0100
Sub-títuloAutarquia apoia a proteção animal
Descrição

Foi assinado, esta manhã, o protocolo de colaboração entre o Município de Fafe e a Associação de Defesa dos Direitos dos Animais e Floresta (ADDAF),  entidade responsável pelo trabalho de voluntariado no Canil Municipal. Esta parceria tem como objectivo aumentar os índices de eficácia no funcionamento do Canil Municipal e a criação de uma melhor qualidade de vida para os animais alojados.

Através do Protocolo, o Município compromete-se a comparticipar as acções desenvolvidas pela ADDAF, na melhoria das condições para a estadia dos animais no Canil Municipal, mediante um apoio financeiro de 20 mil euros, valor superior ao ano passado.

A Câmara Municipal continua a fazer a recolha de animais errantes e a suportar os custos do fornecimento de água, luz e recolha de lixos das instalações.

Da mesma forma, o Município mantém a disponibilidade do veículo adquirido para transporte de animais, sempre que necessário e solicitado pela Associação.

A ADDAF tem, ao longo de vários anos, garantido a realização de campanhas de adoção responsável e promovido acções de esterilização, que são fundamentais no combate à superpopulação dos animais e seu abandono.

Tem igualmente melhorado a limpeza dos espaços do Canil e da área envolvente, gerindo a alimentação e administração de medicação prescrita pelo Veterinário Municipal.

Este Protocolo surge no âmbito do apoio e/ou comparticipação de atividades de interesse municipal, qualquer que seja a sua natureza – social, cultural, desportiva, recreativa ou outra.

Viviane Ramos, Presidente da ADDAF, revelou, na ocasião, “que este é o melhor protocolo celebrado com o Município até ao dia de hoje. Mas, ainda assim, continuamos a precisar do apoio da população, pois os gastos são sempre muitos.”

Raul Cunha mostra-se satisfeito com o bom relacionamento existente entre as duas entidades, reconhecendo “o excelente trabalho que a ADDAF tem efetuado em prol dos animais no Canil Municipal que está a ser renovado e a ficar com condições como nunca teve.

Estão também, neste momento, a decorrer processos concursais que visam reforçar o pessoal da Câmara afeto a esta atividade, de forma a responder a todas as necessidades.”

Este Protocolo surge como um reconhecimento público pelo esforço que os voluntários fazem no sentido de proporcionar mais e melhores condições para os animais.

É importante consciencializar a população para a esterilização dos animais e o não abandono. Só assim, conseguiremos evitar a proliferação de animais nas ruas. A ADDAF tem desenvolvido esse trabalho, quer através de campanhas, quer aquando do momento das adoções.

Aproveito a ocasião para apelar à sociedade civil para continuar a apoiar a ADDAF nas campanhas de recolha de alimentos e produtos necessários à gestão diária do animal.”, apelou o autarca. 

Imagens
Powered by: TextoVirtual.com