Título Feiras Francas inauguradas em Fafe
Nd5_8080
Data de Publicação 2017-05-13 00:00:00 +0100
Sub-título Esperam-se cinco dias de muita animação no Parque da Cidade

Foram, hoje, inauguradas as Feiras Francas em Fafe, que vão decorrer até à próxima quarta-feira,17 de Maio.

O Presidente da Câmara Municipal, Raul Cunha, percorreu o espaço onde se concentram as atividades da edição 2017 das Feiras Francas – o Parque da Cidade - , acompanhado pelos Vereadores Pompeu Martins, Helena Lemos e Vítor Moreira,

O autarca revelou as suas expectativas, estando certo que será mais um sucesso.

Esperamos, como sempre, receber nesta nova Edição das Feiras Francas, muitos visitantes que podem esperar dias muitos animados e também têm aqui, neste espaço renovado, a oportunidade de conhecer a tradição fafense e o mundo rural.

As Feiras Francas são o número mais tradicional das festas em Fafe: são uma celebração do mundo rural que incluem números muito diversificados, como a Chega de Bois, a Corrida de Cavalos, os Petiscos, Concursos Pecuários.

Este certame procura também a dinamização da vida económica local, através da Feira Rural, com uma mostra dos mais variados produtos regionais.

Mantemos a tradição de sempre na organização do evento, mas introduzimos, de igual forma, alguns momentos de inovação que procurem chamar mais jovens à Feira.

São as Feiras Francas que conhecemos, com a tradição habitual, mas com o intuito de chegar a mais gente e de diferentes faixas etárias.”

Joaquim Costa, Presidente do Rancho Folclórico de Fafe, parceiro organizador do evento, revelou que “o último dia do evento, quarta-feira, é dedicado ao mundo rural, com os números mais tradicionais. Nos restantes dias, procuramos diversificar as atividades, priveligiando as associações e os grupos locais.”

Com o arranque das Feiras Francas, foi também aberta ao público a Feira Rural, uma das principais atrações das festividades. Traduzindo-se numa mostra de produtos regionais, desde o artesanato à gastronomia, mais de 60 expositores marcam presença no certame.

A entrada na Feira Rural, que se realiza ao ar livre, é grátis, esperando-se bastantes visitantes.

A noite de hoje é dedicada às colectividades, com a atuação do CCSDT – Centro Cultural dos Trabalhadores da Câmara Muncipal de Fafe. Os AM SHOW atuam, no Palco do Levante, a partir das 22h30.

Amanhã, é a vez da Banda Red atuar no Palco da Torre do Relógio, às 22h30, fechando o dia que contará com a Feira Rural, o II Encontro Regional de Bombos, o XIX Festival de Ranchos Folclóricos de Fafe, atividades de Treino e Obdiência canina e animação musical, com Ribeiro & Amigos e Fernando Correia, a partir das 19h00, na Praça dos Petiscos; Grupo de Cavaquinhos Memórias Vivas, no Palco do Levante, às 21h00; Noite de Colectividades com a presença da ARPIFAFE, a partir das 21h30.

Emanuel é a grande atração deste ano com um espectáculo imperdível na segunda-feira, a partir das 22h00, no Palco da Torre do Relógio. Também durante o dia, a animação vai ser uma constante: Exibição da Escola de Hipismo, música popular com Banda Ases D’Ouro e o Grupo de Cavaquinhos dos Bombeiros Voluntários de Fafe e o habitual espetáculo de fogo de artificio.

O feriado municipal, dia 16, terá como principais atrativos, para além da permanente Feira Rural, a Feira de Gado Cavalar, o XIX Festival de Ranchos Folclóricos de Fafe, exibições de hipismo, a atuação da banda ‘Ús Sai de Gatas’ e a Noite das Colectividades, desta feita com a atuação da AAPAEIF.

Os ranchos folclóricos do concelho de Fafe terão também destaque durante esta edição das Feiras Francas, nomeadamente no dias 14 e 16, com a realização de um desfile, pelas ruas da cidade, e de um festival próprio, no Palco do Levante.

A habitual chega de bois tem lugar na quarta-feira, 17 de Maio, último dia do certame, às 14h30, seguindo-se a corrida de cavalo a passo travado, marcada para as 17h00.

Durante estes dias, espera-se que os fafenses (e não só) acorram à cidade e visitem as várias animações programadas. O Parque da Cidade contempla uma “Praça dos Petiscos” que fará as delícias de quem por lá passar. Vários restaurantes estão presentes, com um stand, no espaço, a servir diversos petiscos gastronómicos.

Também este ano, o 'Bou à Xega' mantém-se como forte aposta das Feiras Francas, criando um espaço de lazer para os mais jovens.

A iniciativa, organizada em parceria com a Posição Neutra, apresenta um conjunto de alternativas à música mais tradicional, trazendo a Fafe um conjunto de DJ's conhecidos do grande público, com atuações em vários dias das Feiras.

Até 15 de Maio, vão passar por Fafe vários Dj’s conhecidos do grande público: Reais de 90, Dj Anthony Texx, LB Percurssion & JPSAX, Rafman, Insert Coin, Filipa More, Magga Braco, DUAL SENSE Nino, Alexander Heisenberg, Ricardo Mendez, Ricardo Terminal R, sendo o Dj residente Artur Matos.

O grande destaque vai, no entanto, para Diego Miranda que fecha a noite de segunda-feira, 15, no Palco Jovem, a partir das 01h00.

Durante cinco dias, o Parque da Cidade, zona cuja requalificação tem sido uma aposta do Município de Fafe, será o centro da animação, com um programa de atividades imperdíveis para todos os públicos.

Em cartaz