Sessão Solene assinala Centenário do Teatro Cinema de Fafe

O Município de Fafe promoveu uma sessão solene evocativa para assinalar os 100 anos sobre a inauguração e abertura ao público do Teatro Cinema de Fafe.

A sessão solene teve lugar no Salão Nobre do Teatro Cinema, apresentado ao público pela primeira vez depois de algumas intervenções e melhorias técnicas que acrescentaram dignidade e conforto àquele espaço.

O presidente da Câmara Municipal, Antero Barbosa, que encerrou a sessão, reconheceu no seu discurso que "a cultura, a par da educação, é fundamental para o desenvolvimento da nossa sociedade."

Sobre o Teatro Cinema ali homenageado, destacou-o como "um espaço difusor de cultura que trouxe e traz a Fafe grandes artistas e que permite que o concelho ganhe prestígio na região e no país." O edil recordou a figura do historiador Miguel Monteiro, cujo dia de aniversário coincidia com a data da efeméride em celebração, como uma "figura incontornável da cultura fafense e que em muito contribuiu para a história e vida deste Teatro." Antero Barbosa reafirmou o "compromisso da Câmara Municipal para que o edifício continue a ser um espaço de liberdade para as artes, um espaço para todos".

A abertura da sessão foi assegurada pelo presidente da Assembleia Municipal, Raul Cunha, que destacou o "momento histórico que permite, não apenas celebrar um marco na cultura local, mas também refletir sobre o impacto deste espaço no concelho", considerando-o como "um símbolo vivo da paixão pela arte e cultura dos fafenses. Uma referência cultural na região. O Teatro é um farol para a promoção da arte, cultura, sempre ao serviço dos fafenses". Em ano de celebração do cinquentenário do 25 de abril Raul Cunha lembrou a importância do Teatro Cinema como um "espaço de apoio e defesa da liberdade, onde se realizaram diversas reuniões contra o regime fascista."

Convidado a apresentar um enquadramento histórico, o historiador e autor da monografia sobre o Teatro Cinema, Artur Coimbra, destacando os principais momentos que marcam a a história centenária do edifício e da sala de espetáculos.

Coube à Vereadora da Cultura, Paula Nogueira revelar os principais aspetos que se destacam no programa cultural a realizar em 2024, marcado por uma agenda diversificada. Entre visitas guiadas, conferências, exposições, peças de teatro, dança, concertos e outras iniciativas, destacou nomes como Camané, Valter Lobo, Pedro Tochas, Ana Arrebentinha, Beatriz Gosta, David Fonseca, Ruy de Carvalho, Moonspell, António Zambujo, João Baião, Benedita Pereira, Ricardo Carriço, Miguel Araújo, Maria Liz e muitos outros artistas, atores(e atrizes) e músicos que vão subir ao palco do Teatro Cinema. Referindo-se ao investimento que nos últimos dois anos tem sido feito no Teatro Cinema salientou que o mesmo "procura dotar a sala das melhores condições técnicas e de espetáculo, quer para o público, quer para os artistas".

A sessão contemplou três atos simbólicos, o primeiro com a entrega pelo presidente da direção do Grupo Nun’Álvares ao presidente do Município de Fafe, Antero Barbosa, de uma cópia do guião original da peça apresentada há 100 anos, documento que recolherá ao depósito do Arquivo Municipal de Fafe.

Foram ainda entregues dois álbuns de imagens evocativos do centenário (com imagens históricas para memória futura). O álbum nº 1 da coleção foi entregue a Parcídio Summavielle, representante da família fundadora do Teatro Cinema, e o álbum nº 100 da coleção foi entregue a José Ribeiro, ex-presidente de câmara que na época procedeu à aquisição do edifício e à realização da obra de recuperação do Teatro Cinema.

A sessão teve início com uma atuação de Miguel Costa (piano) e Rui Reis (saxofone) - músicos da Academia de Música José Atalya que executaram o tema Vocalizo da autoria do compositor e pianista Sergei Rachmaninoff, terminou com uma performance teatral pelo ator Rui Rodrigues que deu corpo a um viajante do tempo que trouxe ao palco do Teatro memórias dos primeiros anos de vida do Teatro Cinema de Fafe. A celebração do primeiro dia do programa evocativo do Centenário do Teatro Cinema de Fafe terminou com a exibição de um vídeo alusivo. À noite realizou-se um concerto de aniversário pelo fadista Camané perante uma sala lotada.