Sessão sobre cancro de pulmão e tabagismo alerta comunidade cigana em Fafe

No âmbito do Projeto Trilhos Interculturais, foi promovida, no passado dia 24 de Fevereiro,  uma sessão de esclarecimento sob o tema cancro de pulmão e tabagismo.

Para além desta, haverão outras sessões que pretendem capacitar os membros das comunidades ciganas para o autocuidado na saúde através de campanhas sobre alimentação saudável, planeamento familiar, maternidade precoce, higiene oral e corporal. Procura-se, assim, a participação activa da comunidade cigana, com a organização de rastreios, em parceria com o Centro de Saúde.

A somar a estas atividades, prevê-se ainda a mediação no acesso aos serviços de saúde e respectivo acompanhamento.

Recorde-se que o Projeto Trilhos Interculturais é um projeto de mediadores municipais e interculturais junto das comunidades ciganas do Concelho de Fafe. Assenta, por um lado, numa lógica de mediação intercultural como estratégia potenciadora da integração das populações desta comunidade, facilitando o seu acesso à educação, sucesso escolar, continuidade dos estudos, empregabilidade e compromisso com a saúde e, por outro lado, no aprofundamento do diálogo intercultural junto das comunidades e dos serviços.
Enquadra-se no Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, na tipologia Inclusão ativa de imigrantes e minorias étnicas, e a Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas 2013-2020.