indice.jpg
Rega da 'Oliveira SNS'

No ano em que António Arnaut foi homenageado no evento Terra Justa, o Município de Fafe foi o primeiro do país a associar-se ao movimento nacional de defesa do Serviço Nacional de Saúde da LAHUC - Liga dos Amigos dos Hospitais da Universidade de Coimbra, que todos os anos, a 15 de Setembro, data da publicação da Lei n.º 56/79, que instituiu o Serviço Nacional de Saúde, promove a rega simbólica de uma Oliveira, árvore muito resistente e, por isso, associada à vida e à saúde.

Com o intuito de honrar o trabalho desenvolvido por António Arnaut na edificação do Serviço Nacional de Saúde, nas palavras do próprio, o “seu mais belo poema”, no próximo Domingo, pelas 11.00, no Parque da Cidade (junto ao Jardim Maria de Jesus Barroso Soares), o Município de Fafe fará esta homenagem, conjuntamente com todos os agentes locais que trabalham no Serviço Nacional de Saúde.

Recorde-se que em Abril deste ano, o 'Pai do SNS' foi homenageado no Terra Justa, lembrado pelo trabalho constante, o empenho e a inteira dedicação na promoção dos cuidados de saúde a toda a população portuguesa.

Este ano, esta iniciativa acontece em Coimbra, Fafe, Viseu, Penela, Tocha, Pampilhosa de Serra, Miranda do Corvo, Ansião, Lousã, Celorico da Beira, Loulé, Vila Nova de Poiares, Portimão e Arganil.

Para Raul Cunha, Presidente da Câmara Municipal de Fafe, “é uma honra participar neste movimento que homenageia António Arnaut, uma personalidade que tanto fez pela vida democrática em Portugal, em vários domínios essenciais à vida em comunidade. Em Abril deste ano, Fafe já honrou a vida e obra do “Pai do SNS”, no âmbito do Terra Justa, com um dia de programação inteiramente dedicado ao Serviço Nacional de Saúde, mas o dia 15 de Setembro servirá para lembrar todos os anos a importância de António Arnaut na implantação da prestação de cuidados globais de saúde a toda a população portuguesa”.