850_4879a.jpg
Rede Social de Fafe aprova Diagnóstico Social do Concelho de Fafe

A Rede Social de Fafe, reunida em plenário no auditório Municipal no passado dia 15 de março, aprovou por unanimidade o Diagnóstico Social do Concelho de Fafe. A apresentação do documento foi efetuada pelo Presidente do Município de Fafe, Antero Barbosa.
O documento estratégico contém, entre outros aspetos, indicadores para compreensão das dinâmicas sociodemográficas do concelho de Fafe e o contributo das entidades locais.
O Diagnóstico Social do Concelho de Fafe apresenta um caderno dedicado às freguesias, enumerando indicadores como estado civil, nível de ensino ou composição dos agregados familiares.
Em termos gerais, o diagnóstico indica quebra de natalidade, saldo migratório negativo e tendência para o aumento da população com mais de 65 anos como aspetos de tendência demográfica no concelho.
Comentando os resultados apresentados, o Presidente da Câmara Municipal de Fafe, Antero Barbosa, afirmou o compromisso do Executivo para, no quadro de uma ação concertada e estrategicamente orientada para a fixação de população no concelho. A ação envolve, não apenas preocupações de ordem social, mas também de carater económico e infraestrutural.
No que toca às populações mais fragilizadas, designadamente a população sénior, às preocupações de ordem prática e mais orientadas para apoio social, está igualmente prevista a criação de um programa para mitigar a pobreza energética nas habitações e particularmente orientado para grupos vulneráveis. No âmbito destas ações o Presidente do Município revelou que está em preparação uma parceria com a Universidade do Minho perspetivando-se a implementação de um programa de prestação de cuidados de saúde no âmbito da medicina preventiva.

O Núcleo Executivo da Rede Social, composto pelo Município de Fafe, Segurança Social de Fafe, Cercifaf, Centro de Saúde de Fafe, Centro de Emprego do Médio Ave, Santa Casa da Misericórdia de Fafe e Cruz Vermelha Portuguesa, Delegação de Fafe, vai encetar contactos com instituições, Juntas de Freguesia e parceiros a fim de se implementar uma abordagem estratégica e prática aos problemas sócio demográfico do concelho.