850_6131a.jpg
Realização do Campeonato Nacional de Show e Precisão (Patinagem Artística) e do IIº Enduro Serras de Fafe 2022 apoiada por decisão unânime da Câmara Municipal de Fafe

Na reunião do Executivo Municipal desta segunda-feira, dia 4 de abril, foram aprovados os apoios financeiros a dois eventos desportivos que irão decorrer no próximo mês de maio, o IIº Enduro Serras de Fafe 2022 e o Campeonato Nacional de Show e Precisão (Patinagem Artística), organizados pela Associação Natureza Alternativa e pela Secção de Patinagem Artística do Grupo Nun’Álvares, respetivamente.

O IIº Enduro Serras de Fafe, que irá decorrer no dia 1 de maio, contará com cerca de 300 concorrentes nacionais e internacionais. A Associação Natureza Alternativa compromete-se, em protocolo, a contribuir para o programa de sensibilização junto dos praticantes das modalidades de desporto motorizado e de aventura para o uso de rotas autorizadas para os mesmos, evitando a utilização indevida de rotas pedestres e/ou outros caminhos de natureza privada ou pública que não sejam adequados à prática daquelas atividades. Quanto ao Campeonato Nacional de Show e Precisão, este irá realizar-se entre 26 e 29 de maio e a prova mobilizará cerca de 500 atletas.

A Câmara Municipal, aprovou por unanimidade, a proposta de apoio à ACIPP – Associação Contratempo Invertido Parkinson Portugal. O projeto “Parkinson The Van Tour World Cause” percorrerá o mundo inteiro, entre 2022 e 2026, procurando em cada destino e em articulação com o Museu das Migrações estabelecer contactos com os representantes da nossa diáspora nos países estrangeiros, numa tentativa de promover o conhecimento da doença de Parkinson, despertar consciências e mudar comportamentos.

Foi, também, aprovado o Projeto de Regulamento Municipal de Espetáculos de Natureza Artística, que resulta da assunção de novas competências que anteriormente eram do poder central.

Noutro ponto da ordem do dia foi dado a conhecer a listagem de bolsas de estudo atribuídas no âmbito do Programa de Atribuição de Bolsas do Município de Fafe, que contempla um universo de mais de 200 alunos e inclui um investimento, por parte do Município de Fafe, de 126.874,00€ na sua educação, para o ano letivo 2021/2022. Foi, igualmente, aprovada uma proposta de comparticipação do transporte de alunos a frequentar estabelecimentos de ensino fora do concelho

Antes da ordem do dia, foi aprovado por unanimidade um voto de pesar pelo falecimento de José Manuel Leite Dantas, associado ilustre da Associação Desportiva de Fafe, do Grupo Nun’Álvares, da Cercifaf e de tantas outras coletividades. Foi um cidadão com notável participação cívica e o seu falecimento foi uma perda para toda a comunidade fafense. Foi feita, igualmente, uma nota de pesar pelo falecimento do Sr. João Carlos Pinto, ex-cobrador da Associação Desportiva de Fafe.

Ainda no período de antes da ordem foram dados destaque às conquistas desportivas dos seguintes munícipes e associações: no Campeonato Nacional de Karaté, em Sto. Tirso, Leonardo Pereira, do Centro Budo de Fafe, Campeão Nacional, Kumite Sub-21, +84 kg, João Neiva, do Centro Budo de Fafe, Campeão Nacional, Kumite Júnior, +76 kg, Francisco Carvalho, da Associação de Karaté de Fafe, Vice-Campeão Nacional, Kumite Cadete, -63kg e Gabriela Durães, da Associação de Karaté de Fafe, Medalha de Bronze, Kumite Júnior, -59kg. Nos desportos motorizados, Parcídio Summavielle, pelas vitórias nas Rampas de Porca de Murça e da Penha, na Categoria Turismo 3 do Campeonato Nacional de Montanha, Armando Freitas, pelas vitórias nas Rampas de Porca de Murça e da Penha, na Categoria CPM1300 do Campeonato Nacional de Montanha e Carlos Vieira, pela vitória na Porsche GT3 Cup, no Campeonato Nacional de Velocidade (Troféu Monomarca).