generico.jpg
Quarteirão da Cultura com percurso pedonal

A construção de um percurso pedonal entre a rua Major Ferreira e a praceta 1º de Maio, em Fafe, é uma das obras a realizar no âmbito do projeto de “Requalificação Urbana do Quarteirão da Cultura”.

Para além disso, a empreitada refere-se a um projeto de arranjos exteriores do espaço urbano, na envolvente do Arquivo Municipal, entre a rua Major Ferreira e a praceta 1º de Maio.

Trata-se de um projeto que pretende revalorizar e dinamizar o espaço, através de uma proposta de reabilitação na área pedonal, na área de permanência e de acesso automóvel, condicionado às viaturas do Arquivo, para além de uma intervenção na área verde.

Nesse sentido, para além do arranjo exterior no próprio edifício, vai ser feito um percurso pedonal, que ligará a rua Major Miguel Ferreira à Praceta 1º de Maio, um percurso que será delimitado por uma guia de granito e pavimentado com betuminoso.

No restante espaço, vai ser feito um jardim, com a implantação de espécies que estão em concordância com o edificado presente, optando-se por manter uma grande parte do espaço livre de obstáculos.

Os espaços verdes serão compostos por plantas de pequeno porte e árvores com valor paisagístico elevado, como “Cedrus Atlantica”, o “Cupressus Sempervirens” e a “Camélia Japonesa”.

Com esta intervenção, reforça-se a identidade do edifício, mantendo-se o foco principal de todo o quarteirão.

Segundo o vereador responsável pelas obras, Vítor Moreira, “esta obra é importante para a requalificação de edifícios de grande relevância para a cidade, como é o caso do Arquivo Municipal, Casa da Cultura e Biblioteca Municipal”.

_item_31022_album_id_