CMF_7709.jpg
Programa “ATP Conecta” arranca em Fafe sob o tema da sustentabilidade

O Presidente da Câmara Municipal de Fafe, Antero Barbosa e o Presidente da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, Mário Jorge Machado, visitaram na segunda-feira, no âmbito do Programa “ATP Conecta” as instalações de duas empresas de referência, na área da sustentabilidade - a Gravotêxtil - Sociedade de Acabamentos Têxteis, SA e as Confecções Mariselsa Lda. A iniciativa da ATP foi acolhida pelo Município de Fafe através do Gabinete de Apoio ao Desenvolvimento Económico.

O ATP Conecta visa promover a aproximação entre entidades e empresas em territórios onde a indústria têxtil e vestuário (ITV) é uma atividade de relevo, reforçar o desenvolvimento de iniciativas que melhorem as condições de competitividade do setor, e também promover a melhoria da imagem e atratividade da indústria têxtil nas regiões onde predomina.

O périplo iniciou-se nas instalações da Gravotêxtil SA, empresa inserida na ITV, que se dedica há mais de 30 anos à prestação de serviços de tinturaria e acabamento de malhas e que emprega cerca de 130 colaboradores. A segunda empresa visitada durante a tarde, foi as Confecções Mariselsa Lda, que se dedica à produção de jeanswear há 30 anos, empregando cerca de 60 colaboradores nos quadros da empresa.

Após as visitas decorreu, na Câmara Municipal, um encontro com empresários e quadros técnicos para reflexão e partilha sobre o tema “Fafe promove a sustentabilidade têxtil”. Mário Jorge Machado (ATP) e o presidente da Câmara Municipal de Fafe, Antero Barbosa, foram os anfitriões da sessão e partilharam palavras de apoio e motivação aos empresários a quem desafiaram a acolher com otimismo os desafios com que se deparam.

Antero Barbosa agradeceu a presença e o empenho dos empresários fafenses “que contribuem com o seu importante trabalho para que o concelho de Fafe se desenvolva, mais e melhor”, referindo ainda “que é muito importante conceder a máxima atenção às questões da sustentabilidade que é um tema central para todos”.

Após a sessão, seguiu-se uma apresentação de Ana Dinis, Diretora Executiva da ATP, sobre "A sustentabilidade na indústria têxtil, o que vai mudar" e uma apresentação de Vera Sampaio, coordenadora do Sistema de Gestão Integrado da Fafedry, com o tema "A sustentabilidade nas PME – Como se implementa? A. O presidente da ATP encerrou o encontro com o tema “O papel da ATP na defesa dos interesses da indústria têxtil e vestuário portuguesa”.

O encontro contemplou ainda um momento final de networking, essencial para troca de experiências sobre este e outros temas e desenvolvimento de eventuais oportunidades de colaboração.