IMG-20230906-WA0009.jpg
Presidente da Comissão Distrital de Proteção Civil recebe em Fafe Grupo de Bombeiros da Letónia

O Presidente da Comissão Distrital de Proteção Civil, Antero Barbosa, recebeu esta tarde, nos Paços do Concelho, um grupo de Bombeiros da Letónia, acompanhados por elementos da Força Especial de Proteção Civil (FEPC) da Autoridade de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

A ANEPC, ao abrigo de um programa do Mecanismo Europeu de Proteção Civil, acolheu, na sua Base da FEPC de Guimarães, no passado domingo, um grupo de oito Bombeiros oriundos da Letónia.

A permanência deste Bombeiros, além de potenciar a partilha de experiências, vem possibilitar também o intercâmbio, a aprendizagem mútua, o trabalho conjunto e a ajuda internacional durante a época de fogos rurais.

Os Bombeiros Letões tiveram também oportunidade de visitar as instalações do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Ave da ANEPC, tendo lhes sido apresentado uma caracterização da área de jurisdição do Comando Sub-Regional, bem como demonstrados alguns dos procedimentos em vigor no despacho de meios, no âmbito dos Incêndios Rurais.

A visita foi dirigida pela Estrutura Operacional do Comando Sub-Regional do Ave, Comandante Rui Filipe Costa e Segundo Comandante Celina Oliveira, sendo acompanhada pela Presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Braga, Ana Luísa Damasceno, pelo Comandante do Corpo de Bombeiros de Fafe, Paulo Ferreira, e pelo Chefe de Sala de Operações e Comunicações, Eduardo Costa.

Posteriormente, foi efetuada uma visita ao Centro de Meios Aéreos de Fafe, onde atualmente se encontra em operação um helicóptero ligeiro de combate a incêndios afeto ao Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais. Na ocasião, foram demonstrados, pelos militares da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro da Guarda Nacional Republicana, os procedimentos de atuação daquela força, no âmbito do combate aos Incêndios Rurais, bem como as manobras de embarque e desembarque na aeronave, sendo ainda possível verificar os procedimentos de atuação da equipa do Corpo de Bombeiros de Fafe no que ao Serviço de Brigadas de Incêndio do Heliporto diz respeito.

Nesta visita ao Centro de Meios Aéreos, participaram ainda, o Tenente Afonso Viana da UEPS – GNR e o Diretor do Heliporto, Gilberto Gonçalves.