IMG-20231213-WA0018.jpg
Potencial do Minho discutido no Teatro Cinema de Fafe

O Teatro Cinema de Fafe acolheu, esta terça-feira, um seminário intitulado “Minho: Território de Oportunidade”, uma atividade promovida pelo Consórcio Minho Inovação, que integra as três Comunidades Intermunicipais do Alto Minho, Cávado e Ave, e que tem como principal objetivo debater o que de melhor se fez no Minho, no âmbito do PROVERE Minho IN e PROVERE Minho Inovação (período de programação 2008-2015 e 2016 até 2023) e perspetivar os principais desafios que se colocam à região no contexto da nova geração dos fundos europeus.

O presidente da Câmara Municipal de Fafe, Antero Barbosa abriu este seminário dando as boas vindas a todos os presentes, tendo aproveitado para destacar as potencialidades de Fafe e referir que “este dia representa um marco significativo no esforço conjunto de promover o desenvolvimento sustentável, a inovação e o crescimento económico do Minho”.

Luís Pedro Martins, presidente da Associação de Turismo do Porto e Norte, defendeu que em Fafe existem várias capacidades a explorar, dando o exemplo da valorização do território fafense enquanto um “santuário” devido ao rali de Portugal, com a apresentação de novos modelos pela indústria automóvel.

Este seminário representa o culminar da EEC PROVERE Minho Inovação que pretendeu transformar os recursos únicos e diferenciadores do Minho (de baixa densidade) em valor e em emprego, fundamentalmente através do turismo e que, ao longo dos últimos anos canalizou para o Minho, com o apoio do Programa Operacional Regional do Norte, um investimento das Câmaras Municipais de das empresas que, no seu conjunto, ascende a mais de 60 milhões de Euros.