imagem_411_01.jpg
Patrulha da Energia esteve na EB 1/JI de Paços

A ‘Patrulha de Energia’ da AEdoAve, um programa de poupança de energia desenvolvida a pensar nos alunos do ensino básico, esteve, ontem à tarde, na EB 1/ JI de Paços, uma das escolas que aderiu.

Com este projeto, denominado “Cantinho do Tocas”, a Agência de Energia do Ave, em conjunto com a autarquia, procura sensibilizar e alertar para a eficiência energética, de âmbito pré-escolar e 1º ciclo.

A ação de sensibilização consiste na entrega de material didático pedagógico constituído por um manual de conceitos básicos e um compêndio de jogos educativos para que as educadoras e professoras possam incutir boas práticas energéticas aos alunos, durante o ano letivo.

No sentido de mostrar a importância da poupança energética e a necessidade de salvar o planeta, esta segunda-feira, os responsáveis pelo projeto foram à EB1/JI de Paços.

A visita foi acompanhada pelo vereador com o pelouro da energia na Câmara Municipal de Fafe, José Baptista, que aproveitou a ocasião para sensibilizar os mais pequenos a poupar energia.

“Poupar energia é poupar o planeta. Devemos todos ter essa consciência e cada um de vós, a partir de agora, vai fazer parte da patrulha que, diariamente, vai percorrer a escola e assinalar as falhas verificadas em termos de poupança energética”.

Para a coordenadora da escola, Lurdes Freitas, a adesão a este projeto faz todo o sentido.

“Esta iniciativa é muito interessante, e, por isso, decidimos aderir. O tema dá para adequar à matéria de Estudo do Meio. Consideramos que este tipo de atividades práticas motiva mais as crianças e sensibilizam-nas para a problemática do consumo excessivo de energia”.

No âmbito da adesão ao projeto, a escola decidiu escolher como tema para o desfile do carnaval deste ano “o Tocas”, que é a mascote da Patrulha.

“Os meninos estão eufóricos com o tema escolhido. Cada um vai vestido de Tocas, a mascote da patrulha. Todos adoraram o tema e estão entusiasmados a ajudar na construção do boneco”, explicou a coordenadora da escola.

Depois da visita, a ‘Patrulha da Energia’ tem agora como missão diária visitar as salas de aula, sanitários e áreas administrativas e assinalar se se está a verificar o desperdício de energia, principalmente o uso ineficiente de iluminação.