maria-de-lurdes-magalhaes.jpg
NOTA DO FALECIMENTO DE LOURDES MAGALHÃES
O Município de Fafe lamenta o falecimento da artista plástica Lourdes Magalhães, uma fafense que muito contribuiu para a afirmação das belas artes e da cultura.
A sua obra, de enorme qualidade estética, está representada em várias colecções particulares, bem como em instituições públicas (como o Município de Fafe), no país e no estrangeiro.

O Município de Fafe endereça à família e amigos da artista as mais sinceras condolências.

A artista fafense Lourdes Magalhães deixou-nos na tarde de ontem, aos 75 anos, após prolongada doença.

Maria de Lourdes Magalhães Sampaio Castro era natural de Fafe e residia em Braga, há muitos anos. Licenciada em Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, foi professora de Artes de Arte da Escola Secundária Carlos Amarante, em Braga.

Integrou a Associação Cultural Lusófona, Irmandades da Fala da Galiza e Portugal e o Núcleo de Artes e Letras de Fafe, desde a sua fundação.

Coordenou o projecto Saramago Revisitado, uma coletânea de textos que resulta da recriação de oito crónicas de José Saramago que constituem o livro Deste Mundo e do Outro,bem como de Textos Poéticos de Manuel Alegre e José Mário Branco, aquando das comemorações dos 20 anos do 25 de Abril.

Realizou o Projecto do Monumento Comemorativo de Lionismo em Portugal, uma peça escultórica situada num espaço verde da Cidade de Braga.

Elaborou o Projecto Pictórico para a Área da Urgência de Pediatria do Hospital de Braga.

Em 2012 foi condecorada com a Medalha de Mérito no domínio das Artes Plásticas, pela Câmara Municipal de Braga.

Começou a expor em 1981 e desde então participou em mais de três dezenas de mostras individuais e coletivas, no país e no estrangeiro, parte delas na sua terra natal, onde expôs pela última vez em 2016. Ilustrou igualmente diversas obras literárias individuais e colectivas.

A sua obra, de enorme qualidade estética, está representada em várias colecções particulares, bem como em instituições públicas (como o Município de Fafe), no país e no estrangeiro.