NEOV3189.jpg
Município promove Sessão de Divulgação de Apoios aos Rendimentos Agrícolas

O Município de Fafe e a Cooperativa dos Produtores Agrícolas de Fafe, CRL – COFAFE promoveram hoje, no Salão Nobre da Câmara Municipal, uma Sessão de Divulgação de Apoios aos Rendimentos Agrícolas no âmbito do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum /PEPAC 2023.

O Presidente de Câmara de Fafe, Antero Barbosa, esteve presente na abertura da sessão, mostrando a disponibilidade do Município para cooperar com os agricultores do concelho de Fafe, reconhecendo a importância em manter a atividade agrícola e pecuária no concelho, agradecendo a todos os presentes na sessão.

O Presidente da Cooperativa dos Produtores Agrícolas de Fafe (COFAFE), Teixeira Alves, referiu que o apoio do estado ao nível do saneamento animal é muito baixo, o que leva um custo acrescido ao agricultor. Por esse motivo, a COFAFE em parceria com o Município de Fafe criou o Regulamento Fomento de Produção Pecuária, que se encontra neste momento em consulta pública.

Domingos Godinho da Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal (CONFAGRI) partilhou informação sobre as alterações da PEPAC 2023 e as medidas de apoio ao rendimento agrícola: pagamentos diretos, desenvolvimento rural com manutenção da atividade agrícola em zonas desfavorecidas, bem como os compromissos agro ambientais e clima. Foram ainda mencionadas as medidas disponíveis para que os agricultores se possam candidatar, ajudando deste forma a manterem e a melhorarem as suas explorações, evitando o abandono os terrenos e melhorando a qualidade de vida daqueles que ainda praticam agricultura.

Seguidamente, a técnica da COFAFE, Mónica Caldeira, fez uma intervenção relativamente à importância da gestão conjunta da floresta, dando o exemplo do projeto de constituição da Zona de Intervenção Florestal (ZIF) Moreira do Rei e Várzea Cova.

A Vereadora do pelouro, Marta Gonçalves, esteve presente na sessão, reconhecendo e enaltecendo a participação conjunta nestas iniciativas, registando as necessidades/dificuldades dos agricultores, tendo ainda procedido ao encerramento dos trabalhos.

Aproximadamente uma centena de pessoas participaram na sessão, com um público diversificado, desde agricultores, produtores pecuários, autárquicos locais, técnicos e público geral.