Z62_3277A.jpg
Município promove ação de capacitação de autarcas da Sub-Região do Ave em matéria de estratégias e sinergias no âmbito da proteção civil

O Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Ave, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, em parceria com a Comunidade Intermunicipal do Ave, promoveu, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Fafe, uma ação de capacitação dos autarcas dos municípios afetos à Sub-Região do Ave, em matéria de estratégias e sinergias no âmbito da proteção civil.

A convite do Presidente da Câmara Municipal de Fafe, Antero Barbosa, a sessão contou com a presença da Secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar, que saudou a iniciativa do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Ave e proferiu palavras de incentivo à efetiva materialização das estratégias e sinergias da Sub-Região do Ave.

Sendo que o nosso território se encontra sujeito a diversos riscos de origem natural, tecnológica ou mistos, que, com maior ou menor probabilidade de ocorrência, apresentam potencial para causar danos às pessoas, animais, bens e ao meio ambiente, na ação foram abordados os seguintes temas: Riscos: Gestão e Prevenção; Ordenamento do Território, Planeamento de Emergência e Sensibilização Pública; Segurança contra incêndios em edifícios; Bombeiros; e demais Agentes de Proteção Civil.

A vulnerabilidade das populações, em particular aos fenómenos naturais e aos demais riscos em geral, por elas muitas vezes criados, reflete o seu diferente grau de preparação face a esses fenómenos. Não é por acaso que o mesmo tipo de fenómeno, ocorrendo com a mesma intensidade em municípios diferentes, pode provocar fortes disfunções em alguns, enquanto que em outros só residualmente os afeta.

A iniciativa enquadra-se no âmbito da execução da Estratégia Nacional para uma Proteção Civil Preventiva 2030, aprovada pela Resolução de Conselho de Ministros n.º 112/2021, de 11 de agosto, cujo principal objetivo é a constituição de uma sociedade mais resiliente.