proposta_1.png
Município de Fafe promove formação para capacitação do setor do Turismo

No âmbito do compromisso do Município de Fafe para a capacitação no sector do Turismo, foi acionado o Programa Formação + Próxima, uma nova iniciativa do Turismo de Portugal, dirigido a empresários, gestores, quadros intermédios e operacionais, que pretende contribuir para um maior conhecimento das autarquias e dos seus agentes, através de processos de upskilling e reskilling que contribuam para acrescentar valor ao tecido empresarial local e aos respetivos territórios.

O programa disponibiliza um conjunto de ações de formação, nas modalidades presencial e online, com conteúdos programáticos adaptados às necessidades das diferentes áreas de negócio dentro do setor. Numa primeira fase, o programa de formação dirige-se aos setores da Restauração e Bebidas, Animação Turística e Turismo em Espaço Rural.

Os agentes turísticos, empresários, técnicos e operacionais, que desejem participar nas ações de formação, são convidados a preencher previamente os questionários de enquadramento de conteúdos. Esta etapa de consulta prévia tem como objetivo definir um programa final para cada ação, adequado às reais e efetivas necessidades que o setor enfrenta no terreno e no dia a dia. Os promotores do programa garantem, assim, que o alinhamento temático e as sessões práticas vão, efetivamente, ao encontro dessas necessidades capacitando os intervenientes para a melhoria do seu trabalho.

As pessoas interessadas no programa de formação destinado à área da Restauração e Bebidas devem preencher este formulário:

As pessoas interessadas no programa de formação destinado à área da Animação Turística e Turismo em Espaço Rural devem preencher este formulário:

O Programa Formação + Próxima, da iniciativa do Turismo de Portugal, conta com a colaboração da Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo, e o Município de Fafe aderiu, desde o primeiro momento, ao programa permitindo que o plano formativo estivesse ao alcance do setor turístico de Fafe. As sessões práticas realizam-se em contexto de cozinha e bar, sob orientação permanente.

Para confirmar participação, os interessados devem preencher os formulários de programação das ações até 18 de março. As inscrições no programa formativo decorrem de 21 a 31 de março. As sessões formativas terão início na primeira quinzena de abril.