AF-WEB-5-OUTUBRO-05.jpg
Município de Fafe promove exposição documental nos Paços do Concelho

O Município de Fafe assinala o 113º aniversário da Implantação da República com um programa em que, a par da sessão solene evocativa da efeméride histórica, é apresentada uma exposição documental.

Intitulada de «A Implantação da República em Fafe - 20 anos até à revolução», esta exposição estará patente no átrio da Câmara Municipal a partir de dia 5 de Outubro e até ao final do mês.

Recorde-se que no 133º Aniversário da Implantação da República, assinala-se um facto histórico de incontornável impacto que envolveu duas décadas de avanços e recuos até resultar numa revolução que colocou um termo ao regime monárquico.

Nesta exposição, são apresentados alguns elementos que compõem a narrativa histórica da Implantação da República vivida em Fafe e pelos fafenses à época. Através de edições originais dos jornais publicados naquele período, é possível um entendimento da conjuntura epocal, assim como vislumbrar a importância que a imprensa local teve na disseminação dos ideais republicanos.

Entre outros documentos são apresentados alguns exemplares de jornais da época que permitem uma leitura abrangente e induzem à reflexão sobre alguns fenómenos sociopolíticos que antecederam e sucederam a Implantação da República.

A mostra documental contempla ainda alguns documentos políticos e os retratos dos dois republicanos fafenses que protagonizaram os primeiros momentos da República em Fafe.