-_FEED.jpg
Município de Fafe promove Dia Mundial da Proteção Civil com programa diversificado

O Município de Fafe, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, vai promover no próximo mês de março as Comemorações do Dia Mundial da Proteção Civil, que contempla um leque variado de iniciativas.

Do programa é de realçar a Exposição de Meios e Equipamentos de Proteção Civil e Ações de Sensibilização, previsto para todo o dia de 1 de março, na Escola EB Padre Joaquim Flores, em Revelhe. No dia seguinte, às 10h00, será realizada a apresentação pública da Unidade Local de Proteção Civil de Moreira do Rei e Várzea Cova, a terceira a ser criada no concelho. À tarde, segue-se a sessão pública de apresentação do Programa “Aldeia Segura - Pessoas Seguras”, uma ação de sensibilização e um exercício prático, na Aldeia de Vila Pouca (Moreira do Rei).

Na manhã do dia 5 de março está prevista uma Reunião da Comissão Municipal de Proteção Civil. No dia seguinte, o programa segue com uma Exposição e Ações de Sensibilização – “A Proteção Civil nas Comunidades Locais”, no Polidesportivo de Agrela. Segue-se um Briefing do Centro de Coordenação Operacional Sub-Regional do Ave – ANEPC.

Nos dias 11, 12, 13 e 14 de março, decorrerá, na Escola Secundária de Fafe, um Mass Training de Suporte Básico de Vida. Na manhã do dia 15 de março, acolhemos a 1ª Conferência de Proteção Civil - “O Papel do Cidadão e das Juntas de Freguesia na Proteção Civil”, no Auditório da Câmara Municipal.

O encerramento das comemorações do Dia Mundial da Proteção Civil acontece em abril. No dia 12, decorrerá a Apresentação Pública da Unidade Local de Proteção Civil de Travassós, na sede da Junta de Freguesia de Travassós.

1 de março - Dia Internacional da Proteção Civil

O Dia Internacional da Proteção Civil foi instituído pela Organização Internacional de Proteção Civil (OIPC) e é celebrado anualmente a 1 de março, data em que entrou em vigor a Constituição da mencionada organização. Em Portugal, o Despacho n.º 6915/2008, 21 de fevereiro veio instituir o Dia da Proteção Civil.

Em Portugal e no mundo, a comemoração da data tem como propósito sensibilizar para a importância da proteção civil, na salvaguarda da vida humana, da propriedade, do património cultural e ambiental face à ocorrência de acidentes graves e catástrofes. A data visa também prestar tributo aos agentes de proteção civil e promover a reflexão e o diálogo em torno dos riscos a que populações e territórios estão sujeitos, e o papel que cabe a cada um de nós, cidadãos, no esforço coletivo de criação de comunidades resilientes.