armadilha-de-vespas.jpg
Município de Fafe promove combate da vespa velutina com entrega de armadilhas

O Município de Fafe pretende implementar – no âmbito da candidatura “Deteção e Combate à espécie exótica invasora vespa velutina na Comunidade Intermunicipal do Ave” do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) – uma rede de armadilhas em todo o concelho. A colocação destas armadilhas pretende limitar o impacto desta espécie invasora, permitindo a captura de vespas, nomeadamente, e numa fase inicial, a captura de vespas fundadoras.

A implementação das armadilhas será efetuada em três fases, sendo que se pretende envolver os apicultores, juntas de freguesia, Serviço de Vigilância Ambiental do Município e associações, coletividades e grupos de voluntários. O objetivo é proceder à sua colocação nas proximidades de apiários, em zonas com um registo histórico de maior aparecimento de ninhos e noutros locais em que se justifique a sua instalação.

A entrega aos apicultores com apiários ativos (um por apiário) acontece já na próxima semana. A distribuição acontece na segunda-feira, dia 4 de abril, e na quinta-feira, dia 7, junto do Serviço Municipal de Proteção Civil, na Zona Industrial do Socorro.